Entrada de mais um caminhão em área de escape alerta para cuidados em serras

por Blog do Caminhoneiro

No último sábado, 21 de agosto, mais um caminhão sem freios entrou em uma área de escape, no KM 671,7 da BR-376, em Guaratuba, no Paraná. A rodovia liga Curitiba a Joinville, é pedagiada, e, no local da área de escape, são três faixas de rodagem, com asfalto em boas condições.

Após entrar por 45 metros dentro da área de escape, o caminhão parou praticamente sem danos. O veículo estava carregado com 37 toneladas de ferro, e, como em outros casos, teve uma pane nos freios.

Apesar de existirem áreas de escape na rodovia, a frequência de ocorrências de entrada nos dispositivos mostra que os motoristas confiam demais no equipamento ou não sabem usar o veículo como é necessário.

No caso do veículo que usou o dispositivo neste final de semana, um bitrem, são até 57 toneladas de Peso Bruto Total, e, por isso, é preciso perícia do condutor justamente para evitar problemas.

Manutenção preventiva e corretiva, saber usar as tecnologias que o veículo oferece, como freio motor, freio retarder, e outros sistemas, além de não ter o famoso excesso de confiança ao descer um longo trecho de declive podem evitar essas ocorrências, e, no caso de ser um trecho que não conte com uma área de escape, também evitar graves acidentes.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!