Pesquisa mostra que maioria dos pneus dos caminhões são reformados

por Blog do Caminhoneiro

Uma pesquisa realizada pela CCR NovaDutra e o Instituto CCR, mostra que 58% dos pneus dos caminhões e carretas que circulam pela Via Dutra diariamente são reformados. A Via Dutra é a principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a pesquisa, realizada dentro do Programa Estrada para a Saúde, foram avaliados 138 caminhões e carretas, que passaram por um check-up gratuito e completo realizado pela concessionária.

A CCR alerta que parte dos pneus avaliados foram reformados com materiais sem procedência, aumentando o risco de acidentes nas estradas, já que a banda do pneu pode se desprender da estrutura, atingindo outros veículos ou mesmo causando acidentes com o próprio caminhão.

As reformas de pneus de caminhões podem ser feitas, mas é exigido que as recapadoras sigam as regras estabelecidas pelo estatuto do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Pontos de atenção com os pneus

  • Os motoristas de caminhões e carretas precisam estar atentos ao desgaste dos pneus, já que é proibida a circulação dos pneus com sulco inferior a 1,6mm;
  • Os pneus reformados precisam ter o ‘Selo de Identificação de Conformidade’ do Inmetro, constando qual o tipo de serviço feito (recapagem, remodelagem ou recauchutagem).

Nova data para o check-up

Diante da importância da avaliação dos itens dos veículos e para a conscientização dos motoristas, será realizada nova ação de check-up, nesta quinta-feira (19 de agosto), em Roseira (SP), no espaço do Programa Estrada para a Saúde.

O objetivo é orientar e conscientizar os motoristas quanto à manutenção preventiva dos seguintes itens: pneus, rodas, iluminação, sinalização, freios, direção, emissões, eixos e suspensão.

Todos os serviços são gratuitos e não precisam ser agendados. Durante o atendimento serão distribuídas máscaras descartáveis aos motoristas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!