Scania 650S Iceman – Conheça o caminhão que homenageia o piloto de F1 Kimi Räikkönen

por Blog do Caminhoneiro

Uma homenagem a Kimi Räikkönen, piloto da Fórmula 1 e campeão da categoria em 2007. Foi com essa premissa que a empresa Ristimaa Customs, da Finlândia, começou a construir um Scania 650S totalmente personalizado. A ideia surgiu quando Juha Ristimaa, dono da empresa e um dos mais respeitados criadores de caminhões personalizados da Europa, dono de diversos prêmios por personalizações, assistiu uma corrida de Fórmula 1 ao vivo, em Monza, na Itália.

Impressionado com o desempenho dos carros de altíssima potência, Juha se tornou um fã ainda maior do piloto Kimi Räikkönen, conhecido como Iceman, ou Homem de Gelo e começou a elaborar o plano da construção do caminhão, em homenagem a Kimi.

“Eu fiz fotos e desenhos de pinturas para vários caminhões de Juha, mas desta vez foi combinado que eu também assumiria mais responsabilidade no planejamento das modificações da carroceria e fiz alguns desenhos conceituais das mudanças estruturais do veículo. Eu queria que a pintura com tema de corridas fosse visível nas modificações também, então as formas foram simplificadas e uma tentativa foi feita para me livrar do estilo comum de personalização do caminhão. Ao mesmo tempo, eu queria me livrar de todas as partes cromadas e adicionar peças de fibra de carbono”, disse Perttu Papunen, que trabalha na empresa.

O caminhão, que ficou pronto nessa semana, conta com inspiração em supercarros como Lamborghini, Ferrari e no Mustang Shelby, da Ford. Boa parte das peças especiais para o caminhão foram desenvolvidas pela empresa especializada Härmä, da Finlândia. Algumas peças foram feitas com cortes especiais a laser, e usam materiais misturados, como alumínio, aço e até fibra de carbono. Apesar disso, boa parte das peças e o acabamento de cada uma delas foi feito à mão.

A pintura traz contornos que ressaltam a velocidade das corridas de Fórmula 1, com diversos detalhes que trazem a ideia de esportividade, como peças em fibra de carbono sem pintura, luzes especiais na traseira, e as cores vermelho, laranja, branco e preto, em homenagem às equipes em que Kimi Räikkönen correu.

As rodas também contam com acabamento especial, e os pneus tem pintura na carcaça, como acontece nos carros atuais da Fórmula 1. A carroceria do caminhão também traz imagens do piloto na lateral e traseira da cabine.

A traseira do chassi conta com luzes feitas exclusivamente para o caminhão, e também um aerofólio integrado ao design da carenagem do chassi. A dianteira conta com uma barra de proteção, especialmente criada para o modelo, em forma de X e luzes no teto. A parte traseira do teto da cabine também recebeu um acessório especial, com placas e luzes.

O interior foi completamente customizado, com acabamento especial em todos os aspectos. Bancos, cama, parede traseira e outros detalhes contam com detalhes em homenagem à Kimi Räikkönen, e a iluminação interna é vermelha. Além disso, o interior também conta com um tapete que traz o traçado do circuito de Monza.

Além do cavalo mecânico 650S totalmente personalizado, a empresa também está construindo uma carreta especial, com o mesmo tema, que deverá ficar pronta em outubro.

O caminhão será mostrado ao público pela primeira vez neste final de semana, no Power Truck Show em Ala-Härmä PowerPark, na Finlândia.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!