Carga especial passa sobre duas pontes ao mesmo tempo

O transporte de cargas especiais requer habilidades especiais. E isso é visto em diversas operações de transporte do tipo que acontecem pelo mundo com cargas com centenas ou milhares de toneladas, muitas vezes medindo mais de cem metros de comprimento.

Porém, devido ao tamanho e peso dessas cargas, muitas rodovias não estão preparadas para suportar os veículos sobre o pavimento, mesmo sendo utilizadas linhas de eixos com centenas de pneus.

É o caso de uma carga transportada pela empresa Barnhart, que faz parte do grupo The Heavy Lift Group. Essa carga fez parte de um projeto de transporte de nove estruturas, em um trajeto de 80 quilômetros, nos Estados Unidos.

Uma dessas estruturas é um separador de gases, medindo 96,6 metros de comprimento, e pesando 576 toneladas. A carga viajou entre Freeport e Old Ocean, no estado norte-americano do Texas. Devido ao peso, no trecho final da estrada, sobre o Rio San Bernard, o Departamento de Transporte do Texas exigiu que a carga passasse sobre as duas pontes, dividindo o peso da estrutura.

Dois caminhões, um puxando e outro empurrando as linhas de eixo de doze eixos cada, foram cada um por um lado da estrada. Além da habilidade dos motoristas, a operação precisou ser meticulosamente calculada, para que nada saísse errado.

A ponte ficou fechada para o tráfego para realização da manobra, e o conjunto seguiu com velocidade reduzida, apenas 8 km/h sobre a ponte. No final do trajeto, o conjunto foi realinhado e seguiu viagem normalmente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal