Mammoet realiza o transporte de 976 componentes de grande porte para usinas eólicas no Chile

por Blog do Caminhoneiro

A Mammoet, empresa responsável por algumas das maiores movimentações de cargas do planeta, realizou mais uma tarefa impressionante, ao transportar 976 componentes para dois projetos de energia renovável no Chile.

São quatro projetos no total, que estão sendo realizados pela empresa espanhola Acciona, e terão capacidade de produção de 400 megawatts (MW) em dois parques solares e dois parques eólicos.

Antes de qualquer carga ser movimentada, a Mammoet realizou um grande planejamento, analisando milimetricamente as rotas escolhidas, entre o porto de Lirquén, perto da cidade de Concepcion, onde a empresa também realizou o descarregamentos dos navios, até o Parque Eólico San Gabriel, que está localizado no município de Renaico, na região de La Araucanía. O trajeto tem cerca de 230 quilômetros.

Uma das ações mais impressionantes foi a mudança do raio de uma curva, que exigiu o corte de uma área ao lado da rodovia, em uma montanha e também uma mudança completa de uma linha de transmissão de energia, que exigiu a paralisação temporária de uma usina hidrelétrica.

Cada turbina eólica é composta pela estrutura de sustentação, o nacele, que abriga o gerador, o cubo, onde as pás são fixadas, e as três pás. Cada nacele tem 105 toneladas, e cada lâmina pesa 18 toneladas, com comprimento total de 65 metros.

A Mammoet utilizou linhas de eixos, reboques especiais para o transporte das pás eólicas, e implementos extensíveis. Foram necessárias diversas licenças para autorização do transporte.

Todo o transporte dos componentes levou três meses para ser concluído. Serão erguidas 61 turbinas eólicas em San Gabriel, com 183 MW de capacidade total, com energia 100% renovável. O investimento total é de US$ 300 milhões.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM

Deixe um comentário sobre o tema!