Mercedes-Benz usará aço isento de combustíveis fósseis fornecido pela SSAB

A siderúrgica sueca SSAB começará a fornecer aço isento de combustíveis fósseis para a Mercedes-Benz AG na Europa, que planeja usá-lo em peças de protótipo de seus veículos. Os primeiros componentes produzidos serão peças de carrocerias, que devem ficar prontas no ano que vem. Até 2039, a nova frota de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz se tornará neutra em termos de dióxido de carbono ao longo de toda a cadeia de valor.

A SSAB planeja acabar com a produção convencional de aço, que usa combustíveis fósseis, até o ano de 2026, com a conversão de todos os seus altos-fornos Oxelösund em forno elétrico a arco e usando a tecnologia HYBRIT, que substitui o carvão coque, tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério de ferro, com eletricidade livre de combustíveis fósseis e hidrogênio. Este processo praticamente elimina as emissões de dióxido de carbono na produção de aço.

“Estamos extremamente felizes em dar as boas-vindas à Mercedes-Benz como parceira para produtos de aço isentos de combustíveis fósseis. Juntos, estamos construindo uma cadeia de valor totalmente livre de combustíveis fósseis até o cliente final. Estamos orgulhosos de reduzir as emissões globais de dióxido de carbono em colaboração com nosso novo parceiro”, disse Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

O sistema HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology) foi criado pelas empresas SSAB, LKAB e Vattenfall em 2016, visando desenvolver uma tecnologia para a produção de ferro e aço isenta de combustíveis fósseis. Em agosto de 2021, a SSAB mostrou ao mundo a primeira chapa de aço livre de combustíveis fósseis feita a partir de ferro com redução de hidrogênio produzida na planta piloto da HYBRIT em Luleå, Suécia, um passo essencial em direção a uma cadeia de valor totalmente livre de combustíveis fóssil para a produção de aço.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu