Um motor pode funcionar ao contrário?
Pode sim. Geralmente, esse tipo de ocorrência é registrada com motores dois tempos, a gasolina ou diesel, que dão a partida girando ao contrário. Em veículos equipados com esses motores, como alguns tratores de pequeno porte, se o motor ficar em funcionamento inverso, terá quatro marchas-à-ré e apenas uma para a frente.
Para um motor dois tempos, que faz todo o ciclo de queima do combustível com apenas uma volta do virabrequim, o funcionamento ao contrário não gera muitos problemas, porque a admissão e exaustão não são realizadas por válvulas.
Apesar de ser muito comum em motores dois tempos, o problema pode acontecer com motores quatro tempos. Nesse caso, a grande maioria, se não a totalidade dos casos, é registrada em motores diesel, que tem a explosão do combustível por compressão.
O funcionamento invertido pode ser ocasionado pelo motor de arranque, se for montado de forma errada, por uma tentativa de tranco para partida, ou se, engrenado em uma marcha para a frente, o caminhão acabar voltando de ré. Nesse caso, também pode ocorrer se estiver com a marcha-à-ré engatada e rodar para a frente.
Quando isso acontece, o motor quatro tempos começa a puxar o ar do escapamento, e soltar fumaça pelo filtro de ar, o que pode causar danos aos sistemas, principalmente pelo fato de fuligem do escapamento voltar para dentro do motor.
O recomendado é desligar o motor na hora e verificar o que causou o problema, para evitar prejuízos.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro