Volvo altera logotipo para ficar melhor no mundo digital
O Volvo Group e a Volvo Cars realizaram uma alteração de logotipo, que agora apresenta apenas uma cor e é bi-dimensional. O Grupo Volvo, responsável pelo caminhões, ônibus e motores industriais é uma empresa separada da Volvo Cars, que atualmente pertence à chinesa Geely.
Apesar de novo, o logotipo é semelhante à versão anterior, mas é simplificado, para ficar melhor no ambiente digital. Diversas outras montadoras já seguem essa tendência, como Renault, Volkswagen e Nissan.
História do logotipo
A Volvo iniciou suas operações em 1926, com a produção de carros. No final daquele ano, a empresa trabalhava na criação do caminhão Série 1. Esse era um modelo revolucionário para a época. Era um caminhão com cabine fechada, transmissão por diferencial, numa época em que a maioria dos modelos era por corrente, e pneus com câmaras de ar, diferente dos modelos com cintas de borracha maciça sobre as rodas de ferro ou madeira da época.
Inicialmente, a marca usava apenas um oval azul com o nome Volvo, e uma faixa diagonal que cruzava a grade inteira.
Em 1929, a montadora passou a usar um novo logotipo, com o símbolo químico do ferro, que é um círculo com uma seta apontada para cima à direita, em analogia ao melhor e mais forte aço do mundo, da Suécia, usado em seus veículos.
A palavra Volvo significa Eu Rodo, e a faixa diagonal na grade transmite a segurança que os modelos já traziam, desde aquela época.
Por isso, podemos dizer que o logotipo Volvo significa “Eu rodo com força e segurança”.
O novo logotipo foi adotado ao mesmo tempo nas redes sociais de todas as unidades da Volvo, de todos os países.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro