eActros entra em produção comercial na Europa

por Blog do Caminhoneiro

A Mercedes-Benz anunciou o início da produção em série do caminhão totalmente elétrico eActros. A primeira unidade do modelo produzido em série ficou pronto ontem, na linha de produção do novo Future Truck Center na fábrica da montadora em Wörth, na Alemanha.

O Future Truck Center foi construído especificamente para a produção de caminhões com emissão zero, sendo prevista a produção de mais tipos de caminhões no futuro, tanto elétricos quanto modelos movidos com outros tipos de combustíveis, como hidrogênio. O eEconic, voltado à coleta de lixo, deve entrar em produção no final de 2022, e o eActros LongHaul, para rotas de longas distâncias, está previsto para produção em série a partir de 2024.

“O início da produção da série eActros hoje é uma prova muito sólida de que levamos a sério o transporte de emissão zero. O eActros, o primeiro caminhão comercial elétrico da Mercedes-Benz, e nossos serviços relacionados são um grande passo para nós e para nossos clientes em direção ao transporte rodoviário livre de emissões de CO2. E o veículo também tem um significado muito especial para a fábrica de Wörth e sua orientação de longo prazo: o futuro da produção de caminhões Mercedes-Benz começa hoje. Queremos expandir muito a produção em série de nossos caminhões elétricos aqui”, disse Karin Rådström, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, e responsável pela Mercedes-Benz Trucks.

O eActros começa a ser fabricado em uma linha de montagem convencional, em um prédio ao lado do Future Truck Center. Depois de pronto, ele é enviado, sem motor e sistema de transmissão, para o prédio 75, onde fica o complexo de eletrificação, e recebe todos os componentes faltantes.

Com o novo sistema de montagem, a Mercedes-Benz precisou investir, desde 2018, em uma qualificação para todos os 2.500 trabalhadores envolvidos na montagem dos veículo, com treinamentos sobre manuseio dos sistemas de alta tensão e outros componentes do veículo, além dos sistemas de produção, que são diferentes dos caminhões convencionais. Essas habilidades extras são indispensáveis ​​para a montagem de caminhões elétricos.

O eActros foi apresentado como caminhão conceito em 2016, durante a IAA de Hannover, na Alemanha. No ano de 2018, a montadora colocou dez protótipos do caminhão na mão de clientes, para testes em operações reais. Para chegar à produção dos veículos em escala comercial, a montadora precisou extrair o máximo de informações dos testes, e conseguiu fazer um caminhão mais avançado e com melhor autonomia e segurança para as operações.

Dependendo da versão, o eActros poderá rodar por até 400 quilômetros com uma única carga, e pode ser recarregado em pouco mais de uma hora com sistemas de carregamento rápido.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!