Amazon adquire 1.064 caminhões Iveco S-Way movidos a gás
A gigante das vendas online Amazon fez um pedido recorde de caminhões à gás para a Iveco. São 1.064 unidades do pesado S-Way equipado com tanques de gás natural comprimido (GNV), que serão usados por empresas parceiras da Amazon por toda a Europa.
De acordo com a Iveco, o primeiro lote, de 216 unidades, já foi entregue, e o restante segue sendo entregue gradativamente até meados de 2022.
Todos os caminhões são movidos pelos motores de última geração FPT Industrial Cursor 13 a Gás Natural, e são equipados com tanques de GNV de 1.052 litros, os maiores disponíveis, com a expectativa de renderem uma impressionante autonomia de 620 km entre os reabastecimentos.
O lote que será entregue no ano que vem, de 848 unidades, irá receber o assistente de voz Iveco Driver Pal, sistema que usa recursos da Amazon Alexa, e pode ser um grande aliado do caminhoneiro.
“Somos pioneiros na tecnologia de propulsão a gás há 25 anos, desenvolvendo soluções que permitem aos operadores fazerem reduções significativas nas emissões de forma imediata. A colaboração com líderes globais, como a Amazon, é uma prova da capacidade robusta de nossos produtos inovadores e de nosso compromisso inflexível com o objetivo da indústria de descarbonizar o transporte até 2050. O Grupo Iveco continuará liderando o caminho em motores de combustão movidos a combustíveis renováveis, a única solução viável já disponível em grande escala no mercado para reduzir as emissões. Não vamos esquecer que um caminhão a GNV movido a bio-metano pode reduzir as emissões de CO2 em até 95%, contribuindo efetivamente para o processo de descarbonização”, disse Gerrit Marx, designado CEO do Iveco Group.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro