Geralmente, o engate entre os caminhões é bem simples. Eles recebem um equipamento fixado ao chassi ou ao eixo dianteiro, que é acoplado à quinta-roda do caminhão da frente. Com isso, apenas as rodas traseiras tocam o solo, e apenas um caminhoneiro é necessário para realizar a entrega de até cinco caminhões novos.
A grande vantagem desse sistema é a economia de combustível e de recursos. Como um só motorista pode realizar a entrega de vários caminhões, existe mais disponibilidade de condutores para realizar entregas. O sistema também é simples para ser acoplado e desacoplado do veículo principal, garantindo agilidade na operação. Outra vantagem é que não é necessária amarração adicional, com cintas ou correntes.
Um detalhe importante para garantir a segurança da operação é que os pneus dos veículos precisam estar em perfeito estado de conservação e com a pressão ideal. Isso é exigido pelas leis norte-americanas, já que o transporte tem várias articulações, sendo uma para cada caminhão, e um pneu estourado pode comprometer a segurança de toda a composição.
É um jeito simples e eficiente de se fazer as entregas de caminhões com uso de menos combustível e permitindo mais agilidade para carga e descarga dos veículos. Será que daria certo no Brasil?
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, acesse nossa página de política de privacidade
Leia mais