Motoristas que divulgarem infrações nas redes sociais serão punidos

Suspensão do direito de dirigir por 12 meses e cassação da habilitação deverão ser a punição para qualquer motorista que divulgar infrações gravíssimas nas redes sociais. De acordo com o texto aprovado na Câmara dos Deputados, um substitutivo do Projeto de Lei 130/20, da deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR), e do PL 3922/20, do deputado João Daniel (PT/SE), o motorista que exibir as imagens deverá ter o direito de dirigir suspenso por doze meses.

Essas infrações são do tipo racha, corridas, manobras perigosas, como quebra de asa. Se o motorista infrator não tiver CNH, ficará impedido de obter o documento pelo tempo da cassação ou suspensão.

O projeto ainda permite que os condutores sejam punidos mesmo que os vídeos sejam removidos das plataformas.

Se o motorista voltar a divulgar as infrações em um período de doze meses após a primeira punição, deverá ter a CNH cassada pelo órgão de trânsito.

“Essas pessoas ameaçam a segurança viária e colocam em risco a própria vida e a de terceiros, estimulando a violência e a prática de crimes, sem qualquer tipo de restrição ou de controle de conteúdo”, disse o Deputado Federal Hugo Leal (PSD-RJ), relator do projeto.

As plataformas das redes sociais também serão obrigadas a removerem esse tipo de conteúdo, imediatamente após a notificação judicial, e, em caso de descumprimento, poderá ser multada em até 10% do faturamento, ou ter suas atividades suspensas temporariamente.

O texto está tramitando em regime de urgência na Câmara dos Deputados, e deve ser ainda analisado no Plenário.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

30 thoughts on “Motoristas que divulgarem infrações nas redes sociais serão punidos

  • 21/02/2022 em 20:53
    Permalink

    Demorou ..agora algo similar para quem “barbariza” de motocicleta.

    Resposta
  • 18/02/2022 em 08:29
    Permalink

    Olá ,j á fui caminhoneiro, gosto da profissão, tem muitos pais de família, mas esta lei em especifico não é só para caminhoneiros e sim para todos os imprudentes ,malucos ,drogados que hj temos atrás de um volante ou sentado em uma motocicleta, esses indivíduos não são caminhoneiros ,não são pais de família , são assassinos e como tal devem ser tratados.

    Resposta
  • 17/02/2022 em 19:45
    Permalink

    Acho muito legal essa punição, mas tem que ser para todos, de A á E , a população de modo geral também deveria ajudar , vou citar a Dutra como exemplo, o caminhoneiro não é obrigado a andar só na direita ele também pode ultrapassar, se vc nao ker andar acima da velocidade ou quer andar devagar nao custa vc ir pra direita, as vezes vc ta nos 90 e o motorista ta na esquerda passeando , nós só keremos passar e seguir enfrente, mas tem uns ki ficam fazendo hora e isso vai criando uma certa discórdia , eles falam ki o caminhão atrapalha o trânsito ,mas de madrugada nao da trânsito será porque? Os caminhões so podem rodar em alguns trechos a partir das 22hs , e a lei nao ker ki rodamos a noite,seria ótimo se fosse fácil assim ,,mas quando vc vai na farmácia desesperado por um medicamento ,, será ki ele chegou lá de avião, os seus filhos ki vc leva pra escola nao pode faltar nada pra ele né, as coisas deve ter chegado de trem ou pelo Tietê né de menos no caminhão , porke vcs não vão às ruas pra banir o caminhão é simples, os caras ki roubam traficam sequestram ninguém fala nada e se passar de carro perto de vcs , vcs abaixam a cabeça de medo, nao estou de acordo com as manobras , quando passam os motoboy nos corredores vcs se pelam de medo, ai vcs kerem descontar em kem ã? fala pra mim ,os políticos estão colocando isso , pra tirar o foco deles presta atenção tem coisas acontecendo piores ke isso , e vcs tao dando atenção pra essa porcaria isso é desvio de foco a mídia ker tapar alguma coisa cadê a galera do laca jato ja eskeceram?

    Resposta
  • 17/02/2022 em 11:44
    Permalink

    Então quer dizer que, se um caminhão é multado por rodar a 240 km por hora, “que isso não existe”, o caminhoneiro tem que aceitar e ficar calado e pagar a multa. Não podendo nem desabafar. Aí eu pergunto .Quem são os verdadeiros infratores nessa história, porquê, um caminhão nunca chegará a essa velocidade, nem vazio e muito menos carregado.

    Resposta
  • 17/02/2022 em 08:56
    Permalink

    A melhor foi essa Sr. Luiz eu queria ver políticos devolverem tudo o que eles roubam, porém isso não acontece, têm reforma para tudo, os Senhores já viram eles fazerem reforma políticos ,pra diminuir a mamata deles?

    Resposta
  • 17/02/2022 em 08:40
    Permalink

    Pelo que eu entendi essa lei e pra todos os motoristas que fizerem filmagens das imprudências todos e não só pra caminhoneiros

    Resposta
  • 16/02/2022 em 21:53
    Permalink

    A quem interessa não divulgar uma realidade?

    Resposta
  • 16/02/2022 em 21:01
    Permalink

    Que irônico quer dizer que si eu filmar o imbecil fazendo graça e ele atropelar e matar um trabalhador ou quais Quer um eu tenho que ficar calado agora eu sei que o Brasil vai a vai mas é para o fundo do poço

    Resposta
  • 16/02/2022 em 19:02
    Permalink

    Tem que casar a habilitação . Não são motoristas são destruidor do pratrimonio dos outros.joio

    Resposta
  • 16/02/2022 em 17:41
    Permalink

    Quem faz uma coisa dessa com o caminhão não deve perder a habilitação deve ser preso na hora !!!!

    Resposta
  • 16/02/2022 em 17:08
    Permalink

    Enquanto motoqueiros andando pela calçadas de pedestre na contra mao e passarelas ,carros de passeio tirando rachas esses podem divulgar vídeos, Brasil pais dos políticosmais corruptos e bandido do mundo, cambadas de corjas!!!

    Resposta
  • 16/02/2022 em 17:02
    Permalink

    Essa lei vai valer para filhos e filhas de políticos também?

    Resposta
  • 16/02/2022 em 15:05
    Permalink

    Só de acordo punir quem comete infração o que eu vejo nesta lei é perseguição ao caminhoneiro um dia vocês vão implorar por caminhoneiro e não vai achar e os atomoveis os motoqueiro a maioria dos caminhoneiros que está na estrada São país de família não são bandidos é engraçado às leis que é a favor dos caminhoneiros eles não conseguem nem todos caminhoneiro consegue volta pós está em teransito mais a família vota muitos deles tem família grande quando vc agride um caminhoneiro tá agredindo a família também

    Resposta
  • 16/02/2022 em 13:08
    Permalink

    Volta pra Escola urgente!!
    Chegou a doer os olhos, com seus erros gramaticais…

    Resposta
  • 16/02/2022 em 12:04
    Permalink

    Espere que.bozo vai fazer essa lei sim ou.vai.chamar o povo para rua para colocar esses políticos contra a parede por roubar dinheiro público depois q elganhou nenhum político foi preso acha q vibraram todos santos.

    Resposta
  • 16/02/2022 em 11:56
    Permalink

    É fato que existem muitos desses caminhoneiros irresponsáveis e devem sim ser penalizados por esses atos, porém é bom destacar que essa lei deverá ser aplicada em toda categoria de motoristas , pois se vê muitas atrocidades no trânsito provocada por motoristas de veículos de passeio, mas só estão comentando sobre os caminhoneiros e a matéria só postou caminhões, visível intensão de denegrir a imagem da categoria de uma forma geral.

    Resposta
  • 16/02/2022 em 09:55
    Permalink

    Um erro não justifica o outro!!! Tem q punir mesmo acabar com as gracinhas e regalias

    Resposta
  • 16/02/2022 em 04:32
    Permalink

    Muito bom, tem que separar o joio do trigo mesmo.
    Tem que tirar de circulação esses bandidos disfarçados de caminhoneiros.

    Resposta
  • 16/02/2022 em 01:21
    Permalink

    Acho muito difícil de um político ser punido Isso seria um sonho que está longe de ser verdade. Isso de serem punidos só aconteceria se o povo se revoltase,mas infelizmente vai Mil e 100 mil fica esperando pelos Mil…

    Resposta
  • 16/02/2022 em 00:24
    Permalink

    Na verdade existe às leis que não são cumpridas, quanto ao político e esses bostas de motorista de brinquedo. Pensa que tá na infância. 80% hoje são novas estressados, já saí em viagem pensando em prejudicar, exibir uma droga de descarga, bandeira de rádio Px e por aí vai, não é de se estranhar que estão tombando às cartas por aí. A estrada já foi boa, quando os novatos, se humilhavam para os mais velhos de empresa para dar um forcinha para pegar um caminhão melhor. Hoje a empresa da caminhão zerado, faz seguro do trouxa e deixa se matar sozinho, e da um troco do seguro para viúva quando o indivíduo bater os pés. É só droga nas estradas e a lei fecha os olhos 😤💪🤜

    Resposta
  • 15/02/2022 em 23:59
    Permalink

    E quando e dada uma multa sem nexo nao tem nenhuma punição para o multador? Ex: foi dada uma multa polacao por ecesso de velocidade. Dectaram uma velocidade de 240kmhora em volve que marca velocimetro com a mxima de 120km.

    Resposta
  • 15/02/2022 em 23:06
    Permalink

    Gostei do Post do Luiz Fernando..esses políticos só põem no…..do povo…e vamos fazer isso mesmo …o político que roubar e ou em desacordo com os códigos de ética deverão ser penalizados e perderem todos os seus bens mesmo que tenham passa do 10 anos de o ato em si.,.É UMA QUESTAO DE JUSTICA.,… SÓ ISSO .,

    Resposta
  • 15/02/2022 em 22:04
    Permalink

    Político não fas lei que posa ponir político eles fasen de tudo menos essa lei que o sr Luis Fernando propôs

    Resposta
  • 15/02/2022 em 20:26
    Permalink

    Brasileiro engole tudo q vem pra ele …
    Logo n teremos direito de se expressar …
    Q pais é esse ….

    Resposta
  • 15/02/2022 em 19:16
    Permalink

    Multar tambem as transpotadora que caregan esse tipo d caminhão.

    Resposta
  • 15/02/2022 em 18:06
    Permalink

    Concordo….. Para os infratores também desta matéria junto. A seria justiça.

    Resposta
  • 15/02/2022 em 18:04
    Permalink

    Há como o cidadão filmar e fotografar os infratores e encaminhar o material como denúncia. Pois seria seria um meio de ajudar a fiscalização e banir os infratores.
    Caso tenha, como faríamos

    Resposta
  • 15/02/2022 em 08:01
    Permalink

    Vamos fazer uma lei que político que roubar ou que já roubou perde tudo que tiver no nome dele e da família. E vai preso durante 12 meses sem direito a fiança.

    Resposta

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE