Scania vai entregar 5 caminhões elétricos para transportadora sueca

por Blog do Caminhoneiro

A empresa Falkenklev Logistik, da Suécia, está desenvolvendo um projeto ambicioso para utilização de veículos elétricos, que serão abastecidos com energia solar em um parque próprio. Para a frota, a solução foi buscada com a Scania.

A Scania vai fornecer cinco caminhões totalmente elétricos para a empresa, além de uma estação de carregamento de 1,6 MW. O local terá capacidade para recarregar até 22 veículos elétricos, mas poderá ser ampliado para receber até 40 caminhões.

Localizado perto de Malmö, essa será a maior estação de carregamento de caminhões elétricos da Suécia, e será inaugurado ainda este ano.

Os cinco caminhões 4×2 elétricos a bateria da Scania, com carrocerias construídas pela SKAB, serão usados ​​pelo transportador em seus trabalhos de distribuição de mercadorias em Skåne, no sul da Suécia.

A estação de carregamento em Malmö será fornecida pelo fabricante finlandês Kempower e entregue pela Scania. O sistema é construído com tecnologia inteligente que pode fornecer energia com base no número de veículos que carregam simultaneamente, com uma potência máxima inicial por veículo de 250 kW e o potencial de atualização para 320 kW por veículo no futuro.

A transportadora vai construir uma parque de placas solares de 1,5 hectare, com um sistema de armazenamento de energia em baterias, criando um dos mais avançados centros do mundo.

“As estações de carregamento e o parque solar são uma ideia que tenho há alguns anos. Com a necessidade de nos tornarmos mais sustentáveis ​​e a forma como os preços do diesel estão aumentando, ficou bastante óbvio para mim que tínhamos de fazer algo e estamos empenhados em eletrificar a nossa frota. A eletricidade está sendo gerada por energia solar, o que a torna 100% renovável. É um momento de muito orgulho para nós”, disse CEO da Falkenklev Logistik, Victor Falkenklev.

O investimento total será de R$ 10 milhões, e parte do montante será financiado pelo fundo climático da agência sueca de proteção ambiental Naturvårdsverket.

“Fornecer nossa solução de mobilidade elétrica para este projeto ambicioso é mais uma prova do rápido desenvolvimento da eletrificação na indústria de transporte pesado. Esta iniciativa é um exemplo perfeito de como novos ecossistemas e modelos de usuários estão sendo criados para criar as soluções elétricas que precisamos urgentemente para descarbonizar o sistema de transporte, para torná-lo sustentável a longo prazo”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.

“Vemos os veículos pesados ​​e a logística como uma parte muito importante da eletrificação do transporte e da logística. Estamos extremamente felizes em poder fornecer a tecnologia de carregamento para o maior sistema da Suécia para caminhões elétricos e estamos ansiosos para desenvolver soluções de carregamento rápido para caminhões elétricos a bateria”, disse Tomi Ristimäki, CEO da Kempower.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!