PRF de Santa Catarina flagra caminhoneiro sem descanso rodando com 10 toneladas de excesso de peso

por Blog do Caminhoneiro

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina realizou uma fiscalização de caminhões na manhã de ontem, 02 de março, na BR-116, próximo à cidade de Capão Alto. Durante a operação, foi flagrado um caminhão transportando uma carga de toras de pinus, com mais de 10 toneladas de excesso de peso.

Em vistoria detalhada no veículo, os agentes também puderam perceber, pelo cronotacógrafo, que o motorista só havia realizado quatro horas de descanso nas últimas 24 horas, caracterizando excesso de jornada.

A PRF reteve o veículo pelo tempo necessário para o descanso do condutor, e a carga em excesso precisou ser transferida para outro caminhão. Além disso, foram emitidas multas.

A PRF destaca que o pavimento asfáltico é um patrimônio público. A consequência do peso acima do permitido são buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade. Além disso, o veículo não foi projetado para levar a carga excedente. O sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes e trazendo riscos para o motorista.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!