Mercedes-Benz registra mais de 440.000 atendimentos no 1º ano das Unidades Móveis de Saúde

por Blog do Caminhoneiro

A Mercedes-Benz do Brasil e ONGs parceiras estão comemorando o primeiro ano do projeto #UnindoForças, que contempla a atividade de 8 carretas puxadas por caminhões e 2 ônibus como Unidades Móveis de Saúde. Esta ação conta com o engajamento de várias entidades e empresas num grande compromisso para levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de localidades distantes e à população em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Nesse primeiro ano de intensas ações e atividades, a iniciativa acumula resultados expressivos. São mais de 374.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 171.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas 69.000 vacinas da Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a 60 cidades de várias regiões do país. No total, as 8 carretas e os 2 ônibus já rodaram mais de 30.000 km.

“O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados como Unidades Móveis de Saúde reforçam a diversidade de ações comunitárias da Mercedes-Benz do Brasil”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é chegar a 1 milhão de pessoas atendidas em três anos”.

De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto antes, durante e pós-pandemia mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que promovem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Achim Puchert.

“O projeto tem tudo a ver, portanto, com o pilar responsabilidade social dos princípios ESG que estamos praticando, cada vez mais, na empresa. Isso vai além do nosso corebusiness de produzir caminhões e ônibus e de desenvolver serviços. A Mercedes-Benz segue firme no propósito de mover o mundo. Por isso, reforça sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida. Assim, garantimos qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.

Projeto é uma iniciativa de colaboradores da Empresa

“O projeto #UnindoForças é um case de sucesso que nos traz muita satisfação por ser fruto de uma iniciativa de colaboradores da própria Empresa”, afirma Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas da iniciativa. “O pontapé inicial foi dado por um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse projeto é uma de suas brilhantes ideias”.

Maurício Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e também apoiador do projeto, conta que esse grupo gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”.

Oito carretas e dois ônibus na estrada

Em seu primeiro ano, o projeto #UnindoForças já tem oito carretas da saúde e dois ônibus de vacinação pelas estradas.

Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, dois ônibus da Mercedes-Benz, um urbano e um rodoviário, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, partiram para diferentes roteiros em várias regiões brasileiras.

São duas unidades móveis com a SAS Brasil, levando atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. Uma das carretas atuou junto a cidades do roteiro do Rally dos Sertões. A outra seguiu para outras comunidades no Nordeste.

Com a Renovatio, na região Sul, o foco é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina. Oftalmologia também é a especialidade do Instituto Luz para Vida, oferecendo consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimento nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Essa parceria começou por Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo a fim de atender os caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa. Essa carreta está se deslocando por várias localidades do País, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas.

Para coroar um ano de sucesso do #UnindoForças e começar com o pé direito o segundo ano do projeto, a Mercedes-Benz anunciou, no evento, o seu novo parceiro, a Instituição Amigos do Bem. São quase 30 anos de trajetória e milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Aporte de 4,5 milhões de Euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, uma subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre diversas ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.

O projeto #UnindoForças conta ainda com mais parceiros, como a Vivo Empresas, como apoiadoras. As carretas são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção das carrocerias a cargo da implementadora Labor. A Canon Medical fornece tecnologia de ponta para os diagnósticos por imagem e trabalhou com o projeto na Unidade Móvel de Tomografia.

As transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X. Já a Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.

Deixe um comentário!