Empresa da Califórnia apresenta o caminhão do futuro Solo AVT SD1

por Blog do Caminhoneiro

A empresa Solo Advanced Vehicle Technologies (Solo AVT) foi fundada no ano passado na cidade de Freemont, na Califórnia, para desenvolvimento de veículos autônomos. O primeiro caminhão da empresa é o Solo AVT SD1, totalmente elétrico e sem motorista.

O caminhão é alimentado por baterias que garantem até 800 km de autonomia, e pode rodar com cargas de até 36 toneladas de forma totalmente autônoma, não sendo necessária nenhuma intervenção humana em nenhuma etapa da operação.

Com uma cabine estreita e com a dianteira bastante inclinada, a Solo AVT garante que o caminhão tem o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico da indústria norte-americana, o que, aliado com outras tecnologias, como pneus de baixa resistência ao rolamento, garantam uma redução significativa no consumo de energia.

A potência total dos motores instalados nos eixos traseiros é de 600 kW, ou cerca de 804 cavalos de potência. Todos os sistemas do caminhão, como aqueles que são usados para condução, são redundantes. Ou seja, todos tem um sistema irmão de emergência, combinado para evitar que, no caso de uma falha, o caminhão acabe parando.

O caminhão também poderá ser configurado para carregamento em qualquer tipo de carregador oferecido no mercado, inclusive aqueles disponíveis para modelos Tesla, que são alguns dos mais eficientes dos Estados Unidos.

Por ser totalmente autônomo, o caminhão não tem para-brisa, painel, volante ou qualquer espaço para uma pessoa. O que se parece com uma cabine na verdade contém toda a eletrônica do veículo e boa parte das baterias.

A empresa ainda não tem uma previsão de lançamento do caminhão ou mesmo da apresentação de um protótipo real, algo que deve acontecer nos próximos anos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!