ACCO Super Grader – A maior patrola já construída no mundo

O conceito de patrola, também conhecida como motoniveladora, foi criado mais ou menos em 1880, sendo utilizadas com tração animal até a popularização dos motores a combustão interna. Com o passar dos anos, as estradas foram ficando maiores, e foram sendo criados modelos cada vez maiores dessa máquina.

Mas, entre todos os modelos, uma supera qualquer marca já estabelecida. Trata-se da ACCO Super Grader, construída no início dos anos 1980, pela empresa de Umberto Acco, na Itália.

A gigante foi montada principalmente com peças Caterpillar, e tinha 7,3 metros de altura, doze pneus, sendo quatro por eixo, e dois motores, um traseiro de 1.000 cavalos de potência, e outro instalado entre os pneus dianteiros, com 700 cavalos de potência.

A lâmina tinha 9 metros de comprimento, e, quando completamente abastecida, o peso total chegava às 182 toneladas. Para garantir manobrabilidade, tanto a traseira quanto a dianteira eram articuladas hidraulicamente.

A máquina foi construída junto com um trator de esteiras, também gigante, com potência de 1.350 cavalos. Ambos seriam enviados para a Líbia, para operação em um grande projeto, não se sabe ao certo se para instalação de óleodutos ou para terraplanagem de grandes áreas.

Porém, após ficarem prontos, as Nações Unidas impuseram diversos embargos à Líbia, e os equipamentos, encomendados pelo governo ditatorial de Muammar Muhammad Abu Minyar al-Gaddafi, acabaram ficando na Itália. Apenas o trator de esteiras foi usado, uma única vez, mas seu tamanho e custo de operação inviabilizava o uso.

A patrola, depois de ficar por muitos anos guardada, se tornando um objeto de curiosidade para turistas, acabou sendo sucateada, e foi completamente destruída. O trator foi salvo e está em uma coleção particular.

Maior patrola da atualidade

Atualmente, a maior motoniveladora em produção no mundo é a Caterpillar 24H. A máquina é equipada com um motor Cat C27, de 27 litros e 12 cilindros, de 535 cavalos de potência, e tem uma lâmina de 7,30 metros, pesando cerca de 73,3 toneladas.

4 comentários

Adolpho Aragão 16/06/2022 - 02:37

E isso aí…. não podemos pestanejar que eles só querem dissipar o mal…!💪🇧🇷

Reply
Antonio de Paulo Oliveira Junior 15/06/2022 - 17:58

Pois é, Gaddafi estava fazendo a maior hidro obra da história da humanidade para levar água para as regiões secas na Líbia, mas aí veio o imperialismo sanguinário e bloqueou tudo, sempre a mesma ladainha de ditadura e blá blá… Mataram no e acabaram com a Líbia, destruíram todos os projetos e hj, a Líbia é um pais devastado sendo que, naquela época era o país mais desenvolvido da África. Quem apoia EUA e otan é mal caráter.

Reply
José Soares da Silva 14/06/2022 - 12:14

QUANDO MORAVA NAS FAZENDAS,LA EM ALAGOAS,QUANDO ERA PERÍODO DAS COLHEITAS DOS CANAVIAIS FICAVA OBSERVANDO ESSAS MÁQUINAS ABRIREM AS ESTRADAS,TEMPO BOM.AH! SEM CONTAR A LENDA,QUE OS MAIS IDOSOS FALAVAM QUE SEMPRE QUE ESSAS MAQUINAS ABRIAM ESTRADAS SINAL DE IRIA CHOVER.

Reply
Gilson Melo 13/06/2022 - 20:13

Quando criança adorava ver uma motoniveladora trabalhando. Tanto que, quando minha mãe perguntava o que eu iria ser quando crescer, eu falava que iria dirigir um trator, no caso uma motoniveladora.

Reply

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos