Caminhões Volvo ganham atualização para operações exigentes na Europa

Caminhões Volvo equipados com a transmissão I-Shift receberão uma importante atualização para melhorar a segurança e dirigibilidade em estradas sem pavimentação, como em canteiros de obras. O conjunto de novidades garante um funcionamento mais regular do caminhão em baixas velocidades. Com isso, operações em terrenos irregulares serão mais fáceis.

“Graças a várias atualizações inteligentes da caixa de velocidades I-Shift, conseguimos disponibilizar uma série de novas funções que melhoram a dirigibilidade, a segurança e o conforto. Cada uma foi projetada para dar ao motorista maior controle e facilidade de operação ao manobrar”, diz Pär Bergstrand, Gerente de Transmissões para Serviços Pesados ​​da Volvo Trucks.

Uma das soluções é o Terrain Brake. Quando o motorista para o caminhão sobre pedras, elas poderão rolar antes do caminhão acelerar, o que pode dificultar o controle do veículo. A nova solução aplica os freios assim que o motorista solta o acelerador. O caminhão então se mantém parado, o que permite pequenos movimentos, com grande precisão.

“O Terrain Brake é ideal para condições off-road, como canteiros de obras, minas ou estradas irregulares, mas também pode ser útil para manobras nas cidades e navegação em lombadas e meio-fios de ruas. Independentemente da situação, dará ao motorista muito mais agilidade e controle, tornando o trabalho mais seguro e fácil”, continua Bergstrand.

A Change Direction é outra solução que facilita a manobra de um caminhão em baixas velocidades. Situações como fazer curvas em um espaço confinado ou dar ré em uma doca de carregamento normalmente exigem movimentos curtos e bruscos com o motorista alternando entre os pedais do freio e do acelerador. Agora, em vez de acionar o freio, o motorista pode mudar para a ré enquanto continua avançando. A nova função irá então aliviar automaticamente o veículo para uma frenagem e, em seguida, começar a mover-se em marcha-à-ré, enquanto o condutor simplesmente mantém o pedal do acelerador. Para avançar novamente, o motorista apenas muda para a marcha à frente e continua segurando o acelerador.

O Active Grip Control é uma função que melhora significativamente a estabilidade e a aceleração em condições escorregadias. Se o caminhão começar a derrapar ou patinar, vários sensores permitem que o sistema de controle do veículo reaja à superfície da estrada de maneira inteligente para ajudar o motorista a permanecer na via. O novo recurso também foi projetado para reduzir o risco de “L” e sobre-esterço ao dirigir sem carga.

A Volvo Trucks também atualizou o controle de cruzeiro para que possa ser ativado em velocidades definidas de até 4 km/h, ou até 2 km/h, se usado com as marchas super-reduzidas, opcionais para a caixa I-Shift.

“Estou muito orgulhoso por termos conseguido desenvolver tantos recursos úteis que não apenas melhoram a condução em canteiros de obras, mas também são úteis em muitas outras situações, como transporte de madeira e ao dirigir nas cidades”, conclui Bergstrand.

Os novos sistemas estão disponíveis para modelos vendidos inicialmente na Europa, mas deve ser estendido aos outros mercado do Grupo Volvo Trucks com o passar do tempo.

Deixe um comentário!

Conheça o caminhão que foi o primeiro bitruck do Brasil Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania