Ônibus da Mercedes-Benz usam Diesel Renovável R5 da Petrobras em testes
Em Curitiba, a Mercedes-Benz está participando de testes com a Petrobras e a Vibra Energia, utilizando diesel R5 em ônibus da marca. Esse Diesel R5 é feito com conteúdo renovável, e está sendo usado em três linhas de ônibus regulares da cidade. Para isso, utilizam quatro veículos da marca que fazem parte da frota da Auto Viação Redentor.
Com 5% de conteúdo renovável, o Diesel R5 da Petrobras é produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
As três linhas de ônibus utilizarão esse combustível durante seis meses. O objetivo é avaliar, em situação real, a influência do novo combustível na redução de emissões, como também no desempenho e na manutenção do veículo.
O Diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo. O combustível sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de diesel renovável.
Por sua vez, a Vibra faz a adição obrigatória de 10% de biodiesel, entregando o produto final com 15% de conteúdo renovável.