Representantes do setor querem aumentar mistura de biodiesel para evitar falta de diesel no Brasil

Representantes do setor de biodiesel e da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel sugeriram ao Governo Federal a elevação do teor de biodiesel no diesel, subindo dos atuais 10% para 12%. A medida seria uma das formas para evitar um possível desabastecimento de diesel no segundo semestre de 2022.

Com um aumento de apenas 2% na mistura, seriam injetados mais 1,2 bilhão de litros de biodiesel no mercado no segundo semestre. A expectativa de alta no valor final do diesel fica na casa dos R$ 0,06 por litro.

Governo mantém mistura de biodiesel no diesel em 10% para todo o ano de 2022

No final do ano passado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e o Presidente da República decidiram pela manutenção do teor de 10% de biodiesel no diesel para todo o ano de 2022.

De acordo com o CNPE, essas medidas servem para contenção do preço do diesel com a manutenção da Política Nacional de Biocombustíveis, conferindo previsibilidade, transparência, segurança jurídica e regulatória ao setor.

Falta de diesel no Brasil

Em maio, a Petrobras fez um alerta ao Governo Federal, destacando que pode haver uma falta generalizada de diesel  no país se os preços praticados não acompanharem o mercado internacional.

O mercado internacional de combustíveis está extremamente impactado pela guerra na Ucrânia, que levou a diversas sanções à Rússia, país que é o segundo maior produtor de petróleo do mundo. Devido à esse cenário, aliado à falta de capacidade nos estoques de petróleo do planeta inteiro e aumento do uso de combustível durante a safra de grãos, a administração da Petrobras alertou que a empresa e outros importadores teriam dificuldades para garantir o fornecimento de diesel em meio à escassez mais grave do combustível em 14 anos.

“Se não houver sinal de preços de mercado à frente, há risco material de desabastecimento de diesel no pico de demanda da safra, afetando o PIB do Brasil”, disse a Petrobras na apresentação intitulada “Combustíveis: desafios e soluções”, datada de maio de 2022.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia