Caminhão Scammell fabricado em 1927 está à venda na Europa

O caminhão mais pesado do mundo no ano de 1927 está à venda! Trata-se do Scammell 100 Ton 1927 KD9168, do qual só foram produzidos duas unidades. Era o maior caminhão do seu tempo, com alta potência, 85 cavalos, fornecidos por um motor a gasolina produzido pela própria Scammell, com 7 litros de cilindrada.

Tanta potência garantia uma velocidade máxima de impressionantes 6 milhas por hora (10 km/h), com cargas que podiam chegar às 100 toneladas. O motor original consumia cerca de 2,8 litros de gasolina por quilômetro rodado.

O Scammell KD9168 teve seu motor modificado posteriormente, por um Gardner Diesel, de 6 cilindros e potência de 112 cavalos, que foi acoplado à uma transmissão de oito velocidades, que acionava duas correntes para os dois eixos traseiros, em um sistema muito curioso. Os eixos são instalados lado a lado.

O caminhão foi muito usado, junto com a segunda unidade produzida, para o transporte de dezenas de cargas, especialmente locomotivas e transformadores elétricos, no periodo entre guerras. A carga mais pesada registrada foi um transformador de 170 toneladas, movimentado em 1938, usando os dois Scammell e uma carreta especialmente construída para o uso com esses veículos.

O caminhão foi anunciado pelo site especializado Iron Planet, e não tem um preço fixado. O anunciante está rebendo ofertas. De acordo com a publicação, o caminhão está totalmente operacional, com todos os sistemas funcionando como novos.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta