Caminhão Scammell fabricado em 1927 está à venda na Europa

O caminhão mais pesado do mundo no ano de 1927 está à venda! Trata-se do Scammell 100 Ton 1927 KD9168, do qual só foram produzidos duas unidades. Era o maior caminhão do seu tempo, com alta potência, 85 cavalos, fornecidos por um motor a gasolina produzido pela própria Scammell, com 7 litros de cilindrada.

Tanta potência garantia uma velocidade máxima de impressionantes 6 milhas por hora (10 km/h), com cargas que podiam chegar às 100 toneladas. O motor original consumia cerca de 2,8 litros de gasolina por quilômetro rodado.

O Scammell KD9168 teve seu motor modificado posteriormente, por um Gardner Diesel, de 6 cilindros e potência de 112 cavalos, que foi acoplado à uma transmissão de oito velocidades, que acionava duas correntes para os dois eixos traseiros, em um sistema muito curioso. Os eixos são instalados lado a lado.

O caminhão foi muito usado, junto com a segunda unidade produzida, para o transporte de dezenas de cargas, especialmente locomotivas e transformadores elétricos, no periodo entre guerras. A carga mais pesada registrada foi um transformador de 170 toneladas, movimentado em 1938, usando os dois Scammell e uma carreta especialmente construída para o uso com esses veículos.

O caminhão foi anunciado pelo site especializado Iron Planet, e não tem um preço fixado. O anunciante está rebendo ofertas. De acordo com a publicação, o caminhão está totalmente operacional, com todos os sistemas funcionando como novos.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras