Equipamento desenvolvido em 1967 evitava o efeito L em carretas
Caminhões articulados tem uma tendência de falta de estabilidade durante às frenagens, devido à articulação, especialmente em terrenos molhados, ou quando há problemas no freios e pneus. O efeito causava muitos acidentes décadas atrás, especialmente pelo comprimento menor dos chassis dos cavalos-mecânicos.
Durante anos, várias propostas tentavam acabar com esse efeito em L, quando a carreta avança sobre a cabine, literalmente transformando o veículo em um L. Em muitos casos, acontece a colisão entre o implemento e o cavalo mecânico, e o acidente pode ser grave, pela perda de direção do conjunto.
Um dos equipamentos que conseguiu acabar com esse efeito foi desenvolvido pela Clayton Dewandre Co. Ltd., em 1967. A empresa era a maior fabricante de equipamentos de freios hidráulicos no Reino Unido.
De acordo com o vídeo que acompanha as informações (acima), o sistema bloqueia a articulação entre o cavalo, no vídeo um AEC Mandator, e a carreta, transformando o conjunto em um caminhão rígido, por meio de um equipamento pneumático.
Mesmo com os resultados promissores nos testes, o sistema acabou nunca se tornando um sucesso comercial.