CaminhoneiroNotíciasNotícias

Ministério da Cidadania visita estação do Roda Bem Caminhoneiro em Santa Catarina

O Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, esteve em Santa Catarina no último dia 19/07, onde visitou uma das das três estações do Roda Bem Caminhoneiro já ativas no estado. A unidade foi inaugurada em 29 de junho e conta com 23 cooperados, na Cooperativa Grão de Ouro.

O programa Roda Bem Caminhoneiro foi criado para facilitar a rotina de transportadores de carga que trabalham como autônomos. Nesse contexto, é realizado assessoramento técnico, cursos de qualificação, organização de informações em um aplicativo e, principalmente, a chance de abastecer e de fazer manutenção dos caminhões com melhores preços.

Cada estação recebe um tanque de combustível que já é entregue com 15 mil litros de óleo diesel e um container escritório para a parte administrativa, equipado com notebook, smartphone e ar condicionado. O objetivo é estruturar e fortalecer um sistema cooperativo para transportadores rodoviários autônomos.

A previsão é de que Santa Catarina tenha nove estações do Roda Bem Caminhoneiro e que mais de 1.400 caminhoneiros sejam beneficiados. No país, já há 29 estações ativas. Ao todo, são 100 cooperativas em 17 estados a partir de um investimento federal de R$ 18 milhões.

“A intenção é fomentar essa perspectiva do cooperativismo e dar ganho de escala aos caminhoneiros em compras de insumos e manutenções. Além disso, essa rede de cooperativas pode estar presente e atuar como parceira em vários pontos do país”, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, durante a visita técnica.

Com mais de 30 anos de estrada, Álvaro Pitchinin, de 58 anos, é um dos integrantes da Grão de Ouro. Nascido em Jacutinga-RS e criado desde criança em Chapecó, ele avalia que abastecer com valores mais em conta e negociar direto com fornecedores muda a realidade da categoria.

“Organizados em cooperativa a gente tem combustível um pouco mais em conta e mais recursos para fazer uma manutenção nos caminhões, além de um dinheiro para dar um respaldo a mais às nossas famílias. Economizando, você indiretamente tem mais segurança nas estradas, porque vai garantir a melhor manutenção possível nos caminhões”, avaliou o caminhoneiro de 58 anos.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading