Operação de trens com 120 vagões aumenta eficiência no transporte de cargas no Centro-Oeste

A operação de trens da Rumo, com 120 vagões cada, entre Rondonópolis-MT e o Porto de Santos, completou um ano recentemente. Com o novo modelo, a empresa aumentos em 50% a capacidade de carga transportada em relação aos trens que circulavam anteriormente, de 80 vagões.

Cada composição transporta 11.500 toneladas úteis, totalizando, em março, 5,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil), mês com o maior movimento.

No ano passado foram movimentadas 64 bilhões de TKU, com 1.585 viagens de trens de 120 vagões. Se fossem usados trens de 80 vagões, seriam 2.377 viagens.

“É uma operação que já trouxe ganhos operacionais expressivos, e a expectativa é ainda maior para 2022 e para os próximos anos”, diz Thiago Alvarenga, gerente executivo de planejamento da Rumo.

Atualmente, cada composição é movimentada por apenas quatro locomotivas, operadas com diversas tecnologias embarcadas de condução semiautônoma, que permitem um ciclo mais eficiente para atender as principais regiões produtoras do país.

Atualmente, a Rumo está embarcando em média 6,5 trens por dia em direção ao Porto de Santos, dos quais cinco saem do principal terminal de grãos da América Latina, em Rondonópolis, volume que representa mais de 74 mil toneladas por dia.

Em um dos seus dias mais demandados da operação, foram embarcados 11 trens, sendo 7 saindo de Rondonópolis, o que corresponde a uma movimentação de 126,5 mil toneladas em apenas um único dia.

“A cada 10 mil toneladas transportadas pela ferrovia, no comparativo com as rodovias, é possível evitar a emissão de aproximadamente 1.500 toneladas de CO², uma compensação equivalente ao plantio de mais de 10 mil árvores na Mata Atlântica”, afirma Alvarenga.

Quadro comparativo das operações

TREM COM 80 VAGÕES GRANELEIROS TREM COM 120 VAGÕES GRANELEIROS
Transporta cerca de 7.600 toneladas úteis Transporta cerca de 11.500 toneladas úteis – ganho aproximado de 50% de capacidade
Comprimento do trem: 1,5 quilômetros Comprimento do trem: 2,2 quilômetros
Peso total: 10,3 mil toneladas brutas Peso total: 15,5 mil toneladas brutas
Equivalente à capacidade média de 173 caminhões Equivalente à capacidade média de 261 caminhões

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE