CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Pesquisa mostra que caminhoneiro autônomo ganha pouco e trabalha muito

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) realizou uma pesquisa entre 4 e 18 abril, em cinco pontos estratégicos para caminhoneiros, Paranaguá (PR), Santos (SP), São Paulo (SP), Contagem (MG) e Feira de Santana (BA), entrevistando 1.000 motoristas autônomos.

O resultado foi publicado recentemente pela confederação, mostrando que os caminhoneiros ganham pouco e precisam trabalhar muito todos os dias.

A grande maioria dos profissionais entrevistados, eram homens, casados e pais de dois filhos, com escolaridade em nível médio, trabalhando em média há 19 anos no setor.

Esses profissionais relataram aos pesquisadores que ganham em média, R$ 3,9 mil, trabalhando cerca de 23 dias por mês. A carga horária diária é de 13 horas por dia, sendo que 11,3% dos caminhoneiros disseram trabalhar mais de 16 horas diárias.

Segundo o levantamento, a idade média do veículo do TAC é de 14 anos, sendo que o implemento mais utilizado é o baú (35%). Dentre os entrevistados, 81% apontou que o seu veículo já está quitado.

Outro ponto de grande atenção é quanto ao conhecimento destes profissionais às leis que regem sua profissão, uma vez que 45% apontou desconhecer a existência da Lei do Piso Mínimo do Frete.

O questionário usado pela CNTA para entrevistar os caminhoneiros tinha 25 perguntas, para traçar o perfil demográfico, social e profissional do caminhoneiro autônomo.

Para ver os dados completos da pesquisa A realidade do Caminhoneiro Autônomo em 2022, CLIQUE AQUI.

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Pesquisa mostra que caminhoneiro autônomo ganha pouco e trabalha muito

  • Boa tarde

    Parece piada….
    Descubriram a Roda..

    O autonomo sempre se f…
    No pro camionheiro so quem se benificiou foi a maioria dos frotista atuais.

    Brincadeira ver essa materia sobre a pesquisa.
    Kkkkkkk descubriram que o problema do Autonomo é a Renda …..kkkkkk

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF