Peterbilt equipado com motor Caterpillar V12 chama a atenção nos Estados Unidos

Falamos há alguns dias da fama dos motores Caterpillar no segmento de transportes, especialmente nos Estados Unidos. Essas poderosas usinas de força pararam de ser fabricadas em 2010, mas ainda são muito usados em caminhões norte-americanos.

Mas, entre tantas versões diferentes desses motores, um chamou mais a atenção em uma publicação nas redes sociais. Trata-se de um Peterbilt 379, chamado de Freight Train, que é operado pela empresa STX Southern Tier Express Inc., do estado de Nova York.

O motor em questão é um Caterpillar 3412, com 12 cilindros dispostos em V, com 27 litros de cilindrada, que tinha, originalmente 460 cavalos de potência, equipando um trator de esteiras CAT D9L.

Quando o trator foi aposentado, a empresa comprou o caminhão e o motor, e decidiu juntar os dois. O trabalho de criação do gigante foi feito entre 1996 e 2000.

Atualmente, o Peterbilt tem apenas 180 mil milhas registradas no hodômetro, cerca de 300 mil quilômetros. A marcação, considerada baixa, se dá pelo tipo de trabalho feito com o caminhão, que é o transporte de cargas superdimensionadas com uma carreta de 13 eixos.

Modificado, o motor oferece potência superior aos 1.000 cavalos atualmente, com torque de 3.800 Nm. O capô do caminhão foi alongado em 46 centímetros para abrigar o gigantesco motor, e o câmbio, de 18 marchas, também foi modificado, para poder suportar todo o torque.

A frota da STX Southern Tier Express é composta quase que exclusivamente por caminhões Peterbilt, mas todos são irmão menores do poderoso Freight Train.

Fotos de Hunter Truck e STX Southern Tier Express

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal