CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Ministério do Trabalho e Previdência publica portaria com detalhes sobre o Auxílio Caminhoneiro

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou ontem no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial MTP/INFRA Nº6, de 1º de Agosto de 2022, que traz a regulamentação do Benefício Emergencial devido aos Transportadores Autônomos de Cargas, conhecido como BEm-Caminhoneiro.

De acordo com o texto, o BEm-Caminhoneiro será pago entre 1º de julho de 2022 a 31 de dezembro de 2022, com duas parcelas em agosto para compensar a de julho.

O valor será de R$ 1.000, e o pagamento será feito somente para Transportadores Autônomos de Cargas devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até a data de 31 de maio de 2022, necessitando estar com a situação “Ativo” na ANTT.

Cada transportador terá direito a um benefício, independente do número de veículos que tiver, e também não será necessário comprovar ao Governo a aquisição de óleo diesel.

De acordo com a portaria, caso a situação dos transportadores na ANTT esteja como “Pendente” ou “Suspenso”, poderá ser solicitada a regularização, para ter direito ao benefício. Quem fizer essa regularização receberá apenas as parcelas posteriores, não tendo direito a todas as parcelas disponíveis.

RECOMENDADO  137 caminhões são liberados de bloqueios causados por enchentes no Rio Grande do Sul

Caso os caminhoneiros com cadastro ativo tenham sua situação alterada para “Pendente” ou “Suspenso”, irá perder o direito ao benefício, até que seja realizada regularização.

Cabe à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o envio das informações atualizadas dos transportadores, todos os meses, para o Ministério do Trabalho e Previdência.

O benefício também não será pago para aqueles caminhoneiros que tenham as seguintes pendências:

I – esteja com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) pendente de regularização junto à Receita Federal do Brasil, em situação suspensa, cancelada, nula, ou de titular falecido;

II – tenha seu CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza ou do auxílio-reclusão de que trata o art. 80 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991; ou

III – seja titular de benefício por incapacidade permanente para o trabalho.

Os pagamentos serão realizados por meio do Caixa TEM, que também foi o sistema usado para o pagamento do Auxílio Emergencial durante a pandemia.

RECOMENDADO  Grupo Masut anuncia nova turma para escola para motoristas carreteiros em Goiás

Caso seja constatada irregularidade nos pagamento, serão tomadas medidas contra os beneficiários irregulares:

I – o cancelamento do benefício irregular; e

II – a notificação ao Transportador Autônomo de Cargas para restituição voluntária dos valores recebidos indevidamente, por meio de Guia de Recolhimento da União emitida por sistema próprio de devolução.

Parágrafo único. Caso o beneficiário não restitua os valores voluntariamente, será observado rito próprio de constituição de crédito da União.

O primeiro pagamento será realizado no próximo dia 09 de agosto, com duas parcelas, acumulando a parcela de julho e a de agosto, totalizando R$ 2.000,00 para os caminhoneiros autônomos aprovados.

Para mais detalhes, os caminhoneiros poderão acessar o site https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficio-caminhoneiro.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading