Western Star apresenta oficialmente o novo 57X

A “Estrela Ocidental” apresentou hoje seu novo caminhão pesado, a mais nova adição à linha X, que já tem os modelos 47X e 49X. O novo caminhão, chamado de Western Star 57X, é voltado para operações rodoviárias de longas distâncias, e usa a plataforma do Freighliner Cascadia.

“Com a adição do 57X, a nova série X da Western Star agora sobe para o próximo nível. Enquanto o 47X e o 49X atendem ao cliente profissional, o 57X foi concebido, projetado e projetado especificamente para proprietários-operadores e pequenas frotas que procuram um caminhão que ofereça segurança, eficiência, durabilidade e prestígio que somente a Western Star pode oferecer”, disse David Carson, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Daimler Truck North America (DTNA).

De acordo com a montadora, os novos motores Detroit DD13 Gen 5, DD15 Gen 5 e DD16 conseguem ser muito mais econômicos, e deixam o caminhão até 5,8% mais eficiente que o 5700XE, descontinuado no ano passado.

Todo o powertrain do caminhão utiliza componentes Detroit, como as transmissões Detroit DT12 Direct ou Overdrive AMT, que reduzem o consumo de combustível e aumentam a eficiência, melhorando a troca de marchas e reduzindo o desgaste.

A principal mudança em relação ao Cascadia é na dianteira, com novo capô, mais aerodinâmico, e parachoque com dutos de ar nas duas laterais, que direcionam ar freio para os freios.

O modelo será oferecido com cabine simples, cabine média e cabine longa, de 72 polegadas e teto mais alto, chamado de Stratosphere, oferecendo espaço interno mais amplo do que o disponível nas maiores versões do 5700XE.

As carenagens laterais na cabine e no chassi tem saias flexíveis, reduzindo o espaço entre a cabine e o implemento e também aproximando o caminhão do chão, o que aumenta consideravelmente a eficiência aerodinâmica.

O caminhão também conta com novos recursos de segurança e de conectividade, que ajudam o motorista, e evitam possíveis acidentes com outros motoristas e pedestres.

É o caso do Detroit Assurance 5.0 aliado com o Active Brake Assist 5, que pode freiar o caminhão em modo de emergência, caso sejam detectados obstáculos à frente.

Também há o Adaptive Cruise Control, um controle de cruzeiro que segue a velocidade do trânsito à frente.

Também há o Steer Assist, que facilita as manobras, e o o Active Side Guard Assist (ASGA), que é um monitor de pontos cegos.

O painel é mais completo e digital, e pode ser configurado ao gosto do caminhoneiro. Também há uma central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto (que podem ser acessados com um smartphone).

Por dentro, as cabines ainda podem contar com acabamento em couro, uma sala completa nos modelos com cabine leito, que pode ser convertida em uma confortável cama. O isolamento térmico e acústico também foi melhorado.

A produção vai começar no início de 2023, na fábrica da Western Star em Cleveland, na Carolina do Norte.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal