Caminhoneiros autônomos poderão ter isenção de impostos para aquisição de caminhões

Caminhoneiros autônomos de todo o Brasil poderão contar com descontos em impostos na hora de adquirir um caminhão novo. É o que prevê o Projeto de Lei PL 2457/2022, de autoria do Deputado Federal João Daniel, de Sergipe.

De acordo com o texto do projeto, os transportadores autônomos terão direito à isenção dos Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) incidentes sobre os veículos de carga que tenham mais do que cinco toneladas de capacidade de carga.

“Os caminhoneiros autônomos, enquanto categoria de trabalhadores, é uma das mais importantes na economia brasileira, com a responsabilidade de abastecimento dos mais variados produtos em todo o país”, destacou o deputado, na justificativa do projeto.

Para obter esses benefício, os transportadores precisarão ser devidamente registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e o caminhão só poderá ser usado no transporte autônomo de cargas.

O Projeto de Lei também especifica que essas isenções de impostos deverão ser reconhecidas pela Secretaria Especial da Receita Federal, e o tempo mínimo de utilização do caminhão pelo autônomo será de dois anos.

Caso o veículo seja vendido antes desse prazo, o caminhoneiro terá que pagar os dos impostos, com valores atualizados.

“Ao propor a isenção de IPI e IOF, os caminhoneiros autônomos poderão adquirir caminhões novos com maior facilidade e consequentemente melhorar a prestação de serviços, bem como, conseguir uma melhor remuneração e maior segurança no seu trabalho”, finalizou.

O projeto de lei 2457/2022 foi apresentado no dia 12 de setembro na Câmara dos Deputados, e ainda precisará passar por toda a tramitação em comissões e no plenário, antes de entrar em vigor, caso seja aprovado.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos