Casal que dirige Volvo FH 460 2013 completa distância equivalente a 30 voltas na Terra

Imagine um casal de caminhoneiros trabalhando juntos desde 2013 com um mesmo caminhão. Esse é o caso de Emir e Amela Palo, que vivem em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, e trabalham com um Volvo FH 460, que acaba de chegar aos 1,2 milhão de quilômetros rodados, o que equivale a 30 voltas pela circunferência da Terra.

O caminhão faz parte da frota da empresa Sezato, que pertence a Tarik Žilić. Esse FH 460 foi o primeiro caminhão Euro 6 da frota, e assim que chegou foi dado ao casal, que já tinha um excelente histórico de cuidado com os caminhões.

Eles trabalham principalmente transportando peças e itens de acabamento para fábricas de automóveis de toda a Europa, e viajam geralmente em trajetos que superam os 6 mil quilômetros entre ida e volta ao seu país de origem.

Em todo esse tempo, a manutenção preventiva foi feita à risca, assim como manda o manual do veículo. Graças a isso, o caminhão nunca teve nenhum problema mecânico sério, e o motor continua lacrado, sem nunca ter passado por nenhuma manutenção corretiva.

Na última semana, a dupla chegou de viagem, depois de ter passado pela Espanha e Portugal, trabalhando normalmente com o caminhão, na maioria das vezes transportando os estofados para bancos de couro de veículos fabricados por marcas como Ford, Seat e Nissan.

Em todo esse tempo, foram mais de 200 viagens de 6 mil quilômetros cada. O consumo de combustível foi de 318 mil litros, com mais 19 mil litros de Arla32 consumidos. Para rodar tantos quilômetros, o motor ficou funcionando por 17.700 horas, o que equivale a quase 740 dias ininterruptos. Outro ponto alto da história do caminhão é a quantidade de rotações do virabrequim, que girou 1,17 bilhão de vezes.

Para se obter esses números, a manutenção preventiva foi feita com 390 litros de óleo, 36 filtros de lubrificante, 12 filtros de combustível, 12 filtros de ar, 12 filtros secadores, seis filtros de ar para o motor, além de correias, tensores e outros itens periféricos.

Quando o caminhão fez a última manutenção preventiva, com 1.150.000 quilômetros, a concessionária sugeriu a troca da embreagem. Após desmontar tudo, viram que o item está em ótimas condições, e poderá rodar mais uns 500 mil quilômetros.

O caminhão também precisou de quatro jogos de pneus dianteiros e cinco jogos de pneus traseiros.

A partir de agora, Emir Palo e sua esposa Amela vão trabalhar com um novo Volvo FH 460, equipado com o pacote mais completo de conforto, segurança e tecnologia fornecidos pela montadora sueca.

Eles esperam poder rodar mais 200 vezes até Portugal, chegando, daqui há nove anos, nos mesmos 1,2 milhão de quilômetros rodados, mas com uma diferença: O novo FH é equipado com o pacote I-Save, para redução de consumo, que deve poupar cerca de 54 mil litros de diesel rodando a mesma quilometragem.

2 comentários

Luciano 08/09/2022 - 20:10

Parabéns pra vcs dois. E tb a volvo por ter um Bom equipamento.

Reply
MARCIO ESTEVAM DO NASCIMENTO 08/09/2022 - 06:51

So isso eu ja dei 37.5 pela terra desde 2014 kkkk

Reply

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta