Coluna Mecânica Online – Pilares e tendências que estão impactando o mundo dos negócios e o segmento automotivo

Quais os pilares e tendências que estão impactando o mundo dos negócios e o segmento automotivo? Na semana passada tive a oportunidade de participar, atendendo convite da Nissan, da sua Innovation Week, que por meio de conteúdos exclusivos, a fabricante compartilhou do seu presente, o que está por vir e o futuro, onde inovação, eletrificação e tecnologia avançada serão as protagonistas.

O evento contou com um time de palestrantes que destacaram como a companhia enriquece a vida das pessoas por meio da inovação:

Com Chris Reed, Vice-Presidente Sênior Regional de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan Américas, conheci onde a Nissan está inovando em produtos, tecnologias, na competitividade dos veículos elétricos e seu ecossistema.

A Fórmula E, o campeonato mundial totalmente elétrico, que leva a emoção e a diversão dos veículos elétricos com emissão zero a uma audiência global, ganha uma edição no Brasil no próximo ano.

Uma palestra exclusiva com Chris Ramsey, idealizador da Expedição “Pole to Pole” (De Polo a Polo), que embarcará, em março de 2023, no elétrico Nissan Ariya e-4ORCE para viajar mais de 27 mil quilômetros.

Através de um conjunto de conteúdos foram revelados como as ideias e inovações relacionadas à mobilidade ganham vida e se traduzem em tecnologias avançadas.

Vídeo adicional

Parte fundamental para construir essa estrada de inovação ligando o presente ao futuro é a equipe de engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento da marca japonesa na América do Sul.

No Nissan Technical Center Brazil (NTC BRA) os engenheiros realizam um trabalho orientado pela Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da companhia para fortalecer a mobilidade e além. Com essa visão, a Nissan quer entregar um valor estratégico ao capacitar jornadas com experiências mais integradas, confiantes e empolgantes aos consumidores, e, por meio de colaborações, capacitar a sociedade a construir um ecossistema inteligente com mobilidade integrada.

“A Nissan tem como foco desenvolver tecnologias avançadas que permitam uma mobilidade mais limpa e inclusiva e que contribua para reduzir os acidentes de trânsito, assistindo e integrando carro e motorista com o seu meio ambiente. Na América do Sul já temos aplicadas várias dessas inovações e trabalhamos na validação e estudos de novas tecnologias para atender às necessidades e a realidade dos clientes da região”, diz Ricardo Abe, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan América do Sul.

Desta forma, as tecnologias avançadas em desenvolvimento pela Nissan atendem desde a parte de propulsão, como o e-Powertrain para os veículos eletrificados, passando pela segurança e sistemas que também servem à condução autônoma, como o Nissan Safety Shield, e mesmo de integração com a sociedade, como a tecnologia de recarga bidirecional V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede).

Veículos 100% Elétrico – O e-Powertrain alimenta os veículos elétricos da marca e elimina a necessidade de um motor a combustão interna. É um sistema leve e compacto que produz vibrações extremamente baixas e gera torque instantâneo. Esses elementos se combinam para oferecer uma condução de alta qualidade, suave e muito responsiva. O conjunto foi desenvolvido para se adaptar a diversos ambientes ao redor do mundo, apresentando alto desempenho e alta durabilidade em todos eles.

e-POWER – Desenvolvido pela Nissan, o sistema é acionado por um motor 100% elétrico que oferece a mesma experiência de direção de alto desempenho de um carro totalmente elétrico. Há um motor à combustão e outro elétrico, sendo que o primeiro serve apenas para gerar eletricidade para o segundo ao alimentar um gerador que está ali apenas para carregar a bateria. Esta, sim, entregará a energia para tracionar as rodas do veículo, garantindo uma condução potente e silenciosa.

SOFC – A Nissan é a primeira empresa automotiva no mundo a desenvolver e já testar protótipos que são abastecidos com bioetanol para gerar energia elétrica para carregar uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC).

Este sistema combinado à alta eficiência dos motores elétricos e ao sistema de bateria garante ao Nissan SOFC uma autonomia superior a 600 km com somente 30 litros de etanol no tanque.

O primeiro período de testes com o protótipo real do sistema foi realizado no Brasil entre 2016 e 2017, e demonstrou que a tecnologia se adapta perfeitamente ao uso cotidiano. Atualmente, os testes seguem em evolução, conduzidos pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan no Japão com constante intercâmbio com a equipe brasileira e parceiros estratégicos.

Vídeo adicional

Bateria sólida – A Nissan está trabalhando em um projeto de um protótipo de unidade de produção para baterias de estado totalmente sólido, que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. A montadora tem planos de instalar a linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, no Japão, no ano fiscal de 2024 e acredita que as baterias de estado sólido podem ter um preço reduzido de US$ 74 por kWh no ano fiscal de 2028 e, posteriormente, para US$ 65 por kWh, fazendo com que os veículos elétricos estejam no mesmo nível de custos dos veículos movidos à gasolina. Com estes benefícios, a Nissan pretende utilizar essas baterias em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes.

Nissan Energy Share – Com o sistema Energy Share, os carros elétricos da marca tem a capacidade de armazenar e devolver a energia, impactando todos os aspectos da vida dos clientes. O sistema engloba as iniciativas: Vehicle to Home – V2H (Veículo para Casa), Vehicle to Building – V2B (Veículo para Edifício), Vehicle to Grid – V2G (Veículo para Rede), Vehicle to Load – V2L (Veículo para Carga) e Vehicle to Anything – V2X (Veículo para Tudo).

Safety Shield – Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que monitoram, respondem e protegem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.E-Pedal – Com o e-Pedal, o motorista consegue reduzir até 80% do uso do pedal de freio durante uma condução usando apenas um pedal, tornando o ato de dirigir ainda mais empolgante e menos estressante, principalmente em engarrafamentos. O funcionamento é muito simples: basta acionar um botão no console central para que a tecnologia transforme o acelerador do Novo Nissan LEAF em um pedal que permite ao motorista acelerar, reduzir a velocidade e até parar completamente o carro sem precisar utilizar o pedal do freio.

Pro-Pilot 2.0 – O sistema trabalha em conjunto com o sistema de navegação do carro para ajudar a conduzir o veículo, de acordo com uma rota pré-definida, nas faixas de rodagem permitidas. Também permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir em uma única faixa de rodagem, contanto que o motorista mantenha a atenção na pista à frente, estando pronto para assumir a direção quando necessário.

Percepção Real do Entorno (ground truth perception) – Em desenvolvimento pela Nissan, esta tecnologia reúne as informações de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração e alta performance permitindo detectar o formato e a distância de objetos e a estrutura da área no entorno do veículo. As informações têm alto nível de precisão e em tempo real. Baseado nessas informações, o automóvel tem condições de analisar a situação atual instantaneamente, tomando decisões de forma automática e realizando as manobras necessárias para evitar colisões.

Equipamentos e sistemas que já são realidade para os usuários também servem de base para a evolução e desenvolvimento de outros, tanto no que diz respeito à eletrificação, para propulsão ou integração, quanto à condução para um futuro seguro e autônomo.


Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.
Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.
Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Deixe um comentário!

Ford AA Konings Siam – O curioso caminhão duplo da década de 1930 Conheça a rodovia mais longa do Brasil Velho caminhão americano é transformado em carro de passeio muito estiloso Você sabia que o 1° FNM produzido no Brasil era bicudo Conheça os coloridos caminhões do Paquistão