Mercedes-Benz inicia produção de caminhões na China
A Daimler Truck e a Foton Motor iniciaram a produção de caminhões Mercedes-Benz em território chinês, dentro da joint venture Beijing Foton Daimler Automotive (BFDA). A inauguração da linha de montagem aconteceu no final de setembro, na região de Huairou, Pequim.
A BFDA iniciou sua operação na China há dez anos, e o início da produção no mercado local deve ampliar significativamente a presença da marca Mercedes-Benz no país.
A nova fábrica cobre uma área de mais de 400.000 metros quadrados e oferece uma linha de produção altamente flexível e escalável seguindo o princípio de produção enxuta.
“A China é o maior mercado de caminhões pesados do mundo e oferece um potencial de crescimento futuro significativo para a Daimler Truck. Estamos muito animados para ver os primeiros caminhões Mercedes-Benz fabricados ‘Na China, para a China’ agora prontos para pegar a estrada. Com a tecnologia de ponta da Daimler Truck capitalizando em nossa estratégia de plataforma global, nos esforçamos para superar as expectativas de nossos clientes no segmento de mercado de caminhões pesados avançados na China”, disse Karl Deppen, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck Holding AG, Chefe da Daimler Truck Asia.
A Mercedes-Benz irá oferecer duas linhas de caminhões na China, baseadas na linha Actros.
O Mercedes-Benz Actros chinês vem com o motor OM471, como a escolha de referência para eficiência de transporte otimizada.
Ambas as linhas de produtos são cuidadosamente projetadas de acordo com os padrões da Mercedes-Benz Trucks para atender de forma confiável às necessidades dos clientes na China.
Além da produção local, a Mercedes-Benz seguirá vendendo na China suas linhas de caminhões produzidas na Europa, especialmente para operações de combate a incêndio, bombas de concreto e veículos recreativos.
Além disso, a Foton continuará produzindo a linha de caminhões Auman, baseada no Actros. Esse caminhão é um dos líderes de mercado na China, no segmento de pesados.