Allison Transmission exibe suas últimas inovações na Fenatran 2022

A Allison Transmission, projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos convencionais e eletrificados, e maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais médios, pesados e de defesa, apresenta seus novos eixos elétricos, eGen Power®, na Fenatran 2022, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, Stand E218. A Allison, orgulhosa de ser uma das patrocinadoras da mostra, exibirá a nova tecnologia juntamente com sua ampla linha de transmissões totalmente automáticas em um estande maior e com localização mais central.

Os visitantes do estande estão convidados a explorar os novos sistemas eGen Power, assim como sua linha de transmissões totalmente automáticas por meio de uma experiência interativa de realidade aumentada, na qual poderão girar os produtos em 360° e visualizar os componentes internos.

Tecnologias que otimizam as Allison Automáticas

Uma das tecnologias de maior sucesso da empresa é o FuelSense® 2.0, que reduz ainda mais o consumo de combustível em todos os segmentos do ciclo de trabalho de um veículo. O FuelSense 2.0 é ideal para aplicações urbanas como coleta de lixo, construção e distribuição. Essa inovadora solução tecnológica usa um conjunto exclusivo de software e controles eletrônicos para proporcionar uma economia de combustível quantificável de até 6%, mantendo as vantagens tradicionais da companhia de qualidade, confiabilidade, durabilidade e produtividade.

Através de uma série de otimizações introduzidas no software da Allison, o novo FuelSense 2.0 com sistema DynActive® Shifting fornece uma combinação infinitamente variável de pontos de mudança. O FuelSense 2.0 usa um algoritmo de aprendizado em tempo real que determina o equilíbrio ideal entre economia de combustível e desempenho.

Outra vantagem das transmissões totalmente automáticas é a presença do conversor de torque patenteado Allison, que multiplica eficientemente o torque do motor e suavemente o transfere para a caixa de câmbio. Esse componente de acoplamento hidráulico agrega um efeito de amortecimento controlado, que praticamente elimina os trancos do sistema. O conversor também garante mudanças marchas sem interrupção de potência, aumentado a velocidade média da operação, a produtividade e o conforto do motorista.

Uma das principais diferenças entre as transmissões totalmente automáticas Allison e as transmissões manuais automatizadas (AMTs) que recentemente chegaram ao mercado, é justamente o conversor de torque. Ainda que em uma AMT não exista o pedal da embreagem, é um sistema mecânico que proporciona a partida do veículo. É comum que uma embreagem mecânica tenha desgaste, que eventualmente se queime e, portanto, terá que passar por manutenção e pela sua tradicional substituição, o que significa que o veículo passará mais tempo sendo reparado e menos tempo em operação. Quando se trata de alto desempenho nas arrancadas, confiabilidade, aceleração, manobras e produtividade do motorista, nada chega perto de uma Allison Automática.

As automáticas também estão disponíveis com um retardador integrado. O retardador Allison usa fluido de transmissão para fornecer mais potência de frenagem. A energia absorvida é convertida em calor e dissipada através do sistema de refrigeração do veículo. Além disso, como não há atrito mecânico ou desgaste no trem de força, as transmissões automáticas oferecem melhor controle dos custos de manutenção e maior vida útil dos freios. Simplificando, o retardador proporciona frenagens mais efetivas nas velocidades mais altas do veículo, ou seja, quando é mais necessário.

eGen Power, eixos totalmente elétricos

Hoje, a Série eGen Power — que será apresentada digitalmente na Fenatran — está representada por quatro modelos de eixos totalmente elétricos, com emissão zero, destinados para veículos comerciais médios e pesados. O eGen Power 100D, apresentado em 2020, possui dois motores elétricos, cada um capaz de gerar mais de 200 quilowatts de potência contínua, com pico de potência combinada de 650 quilowatts. O 100D também integra uma caixa de câmbio de duas velocidades na carcaça central, otimizando o e-Eixo de forma a permitir uma alta capacidade de partida em rampa durante a movimentação de cargas pesadas, ao mesmo tempo que oferece maior velocidade máxima e eficiência superior. Esse modelo eGen Power é capaz de suportar um peso bruto total por eixo de até 10,4 toneladas métricas e também inclui a funcionalidade do bloqueio do diferencial.

Posteriormente, a Allison ampliou sua oferta com dupla motorização com o eGen Power 130D, apresentado em 2021. O 130D é uma variante do 100D, projetado para mercados onde muitos veículos comerciais exigem peso bruto de até 13 toneladas métricas por eixo. O 130D mantém os mesmos componentes principais, desempenho e valores diferenciados que o eGen Power 100D, incluindo as mesmas características de potência, mas com maior capacidade de peso por eixo.

Já a versão eGen Power 100S, também anunciada em 2021, foi a primeira variante com apenas um único motor na linha eGen Power de e-Eixos. Aproveitando os principais componentes do eGen Power 100D, como o motor, o inversor e o mecanismo de mudança, o 100S oferece características de desempenho excepcionais nas configurações 4×2 e 6×4. Seu motor gera 225 kW de potência contínua, com potência de pico de 325 quilowatts e 26.000 Nm de torque nas rodas. O 100S amplia o mercado existente para a linha eGen Power incluindo aplicações de ônibus escolar, cavalo-mecânico médio e pesado e caminhões sem articulação 6×2 e 6×4, incluindo lixo.

O mais recente produto a ser introduzido na família eGen Power de eixos totalmente elétricos da companhia foi o novo eGen Power 130S, anunciado em setembro deste ano. Projetado para atender a capacidade homologada de 13 toneladas métricas de peso bruto por eixo, recebeu um único motor capaz de gerar 225 kW de potência contínua, com pico máximo de 325 kW, e 26.000 Nm de torque nas rodas. Possui eixos paralelos de duas velocidades, atendendo às demandas de aplicações que exigem capacidade de aceleração e velocidade de cruzeiro rodoviária, ao mesmo tempo em que maximiza a recuperação de energia por meio de uma capacidade de frenagem 100% regenerativa.

“Temos o prazer de apresentar as mais recentes inovações da Allison ao mercado brasileiro”, disse Gabriel Ruggiero, Diretor Regional para Operações na América do Sul da Allison Transmission. “A Allison adota uma abordagem global para a propulsão de veículos elétricos, porque reconhecemos que uma variedade de produtos será necessária para atender às necessidades dos clientes em todo o mundo e, finalmente, cumprir nosso compromisso de fornecer as soluções de propulsão mais confiáveis e valiosas do mundo.”

A linha de eixos totalmente elétricos eGen Power tem construção modular e foi idealizada para ser instalada com facilidade em todos os chassis de veículos existentes. O portfólio de modelos de eixos elétricos Allison foi desenvolvido no sentido de atender seus clientes e as mais recentes e variadas demandas do mercado global de veículos comerciais

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos