Empresa de Curitiba inicia testes com caminhão elétrico em parceria com a Coopercarga

Um caminhão totalmente elétrico começará a ser usado nas operações da Sodexo On-site, empresa líder em serviços de alimentação corporativa e facilities, em parceria com a Coopercarga Logística, em Curitiba-PR.

O caminhão é do tipo Veículo Urbano de Carga (VUC), e conta com carroceria do tipo baú refrigerado, sendo usado para distribuição entre o centro logístico da Coopercarga e os pontos de atendimento da Sodexo On-site na região, como hospitais e instalações de indústrias de engenharia e eletrônica.

Responsável por trazer a iniciativa para dentro da companhia, Marina Baptista Zanin, Gerente de Logística e Abastecimento da Sodexo On-site Brasil, conta que além dos benefícios sustentáveis que o veículo elétrico entrega, à frente da condução do veículo estará uma mulher, trazendo ainda mais diversidade para o mercado de transporte.

“O investimento da Sodexo On-site neste projeto ajuda a construir um futuro mais sustentável para todos, reforçando o nosso pilar de sustentabilidade e diversidade. Teremos uma redução prevista de 26,7 toneladas de emissão de CO2 por ano, preservando 191 árvores em um ano e otimizando 1,4% em custos de transporte e manutenção veicular. Além disso, ter uma mulher na operação desse projeto nos ajuda a proporcionar diversificação em um mercado ainda predominantemente masculino”, apontou a executiva.

“Este veículo vem para fortalecer ainda mais a parceria com a Sodexo e contribuir também com o meio ambiente. Possuímos uma meta estipulada para, até 2026, toda frota leve ser 100% elétrica, uma vez que este tipo de veículo não emite CO2 na atmosfera e melhora a qualidade de vida das condutoras, por ser totalmente isento de ruídos. Este projeto nos deixa alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, atendendo às ODS 12 e 13”, afirma o gerente da unidade da Coopercarga Logística, Roberto Teixeira.

O sistema de refrigeração do baú possui uma adaptação que permite atingir temperaturas de até -20º. Além disso, tem uma excelente autonomia para as rotas urbanas, com capacidade de transportar mais de 3,5 toneladas de 4 gêneros alimentícios, com temperaturas diferenciadas em cada parte do baú.

O monitoramento das temperaturas acontece em tempo real, via aplicativos de celular ou computador, desta forma, além do controle interno no equipamento do veículo, todo o processo é minuciosamente observado.

“Estar nas estradas é sempre um desafio, principalmente para as mulheres, que muitas vezes sofrem preconceito. Mas graças a essa iniciativa da Coopercarga e Sodexo On-site, posso voltar a dirigir e agora contribuindo também com o meio ambiente”, destacou Vanilza de Lima Machado, motorista contratada pela Sodexo On-site para o projeto e que pela primeira vez irá conduzir um veículo elétrico.

Deixe um comentário!

Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos