Motor a diesel chinês é certificado como o mais eficiente do mundo

A instituição internacional Tüv Süd concedeu o título de motor mais eficiente do mundo à fabricante chinesa Weichai. De acordo com os dados divulgados, a versão a gás do motor oferece 54,16% de eficiência, e o motor que consome diesel tem 52,28% de eficiência energética.

A eficiência de um motor diesel se mede pelo aproveitamento da energia gerada pela queima do diesel. No caso dos motores convencionais, a eficiência média é de 46%. O restante da energia normalmente é perdida na forma de calor.

Quanto maior a eficiência, mais econômico o motor pode ser, precisando de menos diesel para gerar a mesma quantidade de energia (potência), além de reduzir emissões de gases poluentes, como o dióxido de carbono.

Os motores Weichai equipam dezenas de modelos de caminhões na China há muitos anos. Desde 2008, a empresa já oferece versões a gás, e o desenvolvimento de motores com mais eficiência começou há vários anos. Em 2020, foi apresentada uma versão com 50,23% de eficiência energética, e em 2022 isso chegou aos 51,09%.

No Brasil, os motores Weichai equipavam os caminhões vendidos pela Sinotruk, que eram produzidos na China e importados para cá com os propulsores Weichai Diesel WD615.96 Common Rail, de 10 litros, com 380 cavalos de potência.

Deixe um comentário!

Montagem de caminhões no Brasil segue em alta Uso do celular aumenta entre motoristas Rebite – Um grande vilão nas estradas Volkswagen apresenta caminhão conceito Optimus Caminhões autônomos já conseguem resolver um pneu furado