CaminhõesDestaquesMontadorasMotoresNotícias

Motor a diesel chinês é certificado como o mais eficiente do mundo

A instituição internacional Tüv Süd concedeu o título de motor mais eficiente do mundo à fabricante chinesa Weichai. De acordo com os dados divulgados, a versão a gás do motor oferece 54,16% de eficiência, e o motor que consome diesel tem 52,28% de eficiência energética.

A eficiência de um motor diesel se mede pelo aproveitamento da energia gerada pela queima do diesel. No caso dos motores convencionais, a eficiência média é de 46%. O restante da energia normalmente é perdida na forma de calor.

Quanto maior a eficiência, mais econômico o motor pode ser, precisando de menos diesel para gerar a mesma quantidade de energia (potência), além de reduzir emissões de gases poluentes, como o dióxido de carbono.

Os motores Weichai equipam dezenas de modelos de caminhões na China há muitos anos. Desde 2008, a empresa já oferece versões a gás, e o desenvolvimento de motores com mais eficiência começou há vários anos. Em 2020, foi apresentada uma versão com 50,23% de eficiência energética, e em 2022 isso chegou aos 51,09%.

No Brasil, os motores Weichai equipavam os caminhões vendidos pela Sinotruk, que eram produzidos na China e importados para cá com os propulsores Weichai Diesel WD615.96 Common Rail, de 10 litros, com 380 cavalos de potência.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.