CaminhõesDestaquesNotícias

Volkswagen e-Delivery irá abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus

Os caminhões elétricos produzidos pela Volkswagen estão chegando a cada vez mais lugares do país, e conquistando diversos nichos de transporte. Nessa semana, a montadora anunciou o início da operação de um e-Delivery no Aeroporto de Manaus.

Esse é o primeiro aeroporto da América Latina a contar com essa tecnologia para abastecimento de aeronaves. O projeto está sendo realizado em uma parceria Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O caminhão Volkswagen e-Delivery levará o combustível Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começou a operar de forma plena no dia 12 de dezembro.

“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma Lindi Tambke, CEO da Pioneiro Combustíveis.

Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.

“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra.

O caminhão fornecido para o aeroporto é o e-Delivery 11, com capacidade de 11,4 toneladas, que vem equipado com motor elétrico de 300 kW de potência (407 cv), três módulos de baterias LFP com 105kWh total, capazes de fornecer autonomia de até 110 km.

O caminhão também conta com sistema e-PTO, que disponibiliza uma tomada de força elétrica, capaz de fornecer a alimentação necessária para que o motor do e-PTO possa acionar a bomba do sistema de transferência de combustível.

A Volkswagen já vendeu mais de 350 unidades do Volkswagen e-Delivery no Brasil e América Latina, em duas versões, de 11 e 14 toneladas.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF