Volkswagen irá produzir caminhões na Argentina a partir de 2024
A Volkswagen vai construir uma nova fábrica na Argentina, que começará a operar em 2024 na cidade de Córdoba, para abastecer o mercado local com caminhões da marca.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) a Sergio Massa, ministro da Economia da Nação, e a José Ignacio de Mendiguren, secretário de Indústria e Desenvolvimento Produtivo, por Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e Marcellus Puig, presidente e CEO do Grupo VW Argentina.
“No próximo ano, nossa marca completará 25 anos na Argentina, que é historicamente nosso destino de exportação mais importante na América do Sul. Hoje temos uma operação comercial bem-sucedida entre nossas empresas, com gestão compartilhada e uma rede de concessionários locais. Nada melhor do que comemorar este aniversário antecipadamente com um anúncio tão especial, que também reforçará nossa estratégia de internacionalização”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
Cinco modelos atualmente importados do Brasil serão fabricados em Córdoba, onde já são produzidas transmissões para automóveis e, a partir de dezembro, a motocicleta topo de linha Ducati Scrambler 803cc.
A linha de montagem será instalada em uma área exclusiva de 15 mil metros quadrados para os caminhões VW Delivery 9.170 e 11.180, o VW Constellation 17.280 nas versões chassis-cabine e cavalo-mecânico, além do chassis de ônibus VW Volksbus 15.190 OD.
“O Centro Industrial de Córdoba do Grupo Volkswagen Argentina é reconhecido entre as fábricas de componentes do grupo no mundo por seu grande profissionalismo e excelente equipe. Por isso é um grande orgulho que continue sendo selecionado para realizar novos projetos inovadores do Grupo VW na Argentina, como é o caso da Ducati com o recente início da produção da Scrambler no país e agora este ambicioso projeto de caminhões e ônibus”, indicou Marcellus Puig.