Caminhoneiros flagrados sem EAR na CNH receberão multa gravíssima
Caminhoneiros, motoristas de ônibus, taxistas, motoboys e entregadores em geral, que usam seus veículos como fonte de renda, passa a ser obrigados a terem a inscrição EAR em suas Carteiras Nacionais de Habilitação.
A sigla EAR vem de Exerce Atividade Remunerada, e já era prevista em lei desde 2001, mas não existia uma penalidade para quem não tivesse a certificação.
Com a aprovação do novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro, passou a existir uma multa específica para quem for flagrado sem o EAR.
Quem for pego pelos agentes de trânsito enquanto trabalha com um veículo e não tiver o EAR irá receber uma multa de natureza gravíssima, com sete pontos na carteira e mais R$ 293,47.
A informação do EAR também passa a constar no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), e poderá ser consultada por todos os agentes de fiscalização de trânsito do país.
Como incluir o EAR na CNH
Motoristas profissionais que desejam incluir o EAR na CNH podem procurar autoescolas ou os Detrans, solicitando a inclusão da observação no documento.
Para poder obter a certificação, o motorista irá passar por exames psicológicos e de aptidão física, e terá que pagar taxas que podem chegar aos R$ 250,00.
Eu fui pra colocar esse EAR na carteira e tive q dar entrada no processo de renovacao da cnh,isso q falta um ano pra vencer minha cnh,nao tem como incluir so o EAR sem renovacao!
Para quer serve aqueles exames todos para categoria D? Já deveria ser incluido o EAR!
Será que chegaremos na licitude de poder trabalhar nesse país algum dia, iguais às policias PRF, estaduais, e agora os municipais tem para poder matar????
Em mataria que circula.a muito tempo a sigla EAR existe, só que o motorista não quer pagar mais na hora de renovar, ou ter uma habilitação profissional, isso é o mesmo que um curriculum que a pessoa apresenta em uma empresa tentando uma vaga pra emprego. O mesmo pra quem quer trabalhar ganhando um troco, usando qualquer tipo de veículo automotor.
Companheiros concordo já falado por vocês
Realmente é o fim da picada
Não temos que aceitar essa roubalheira
Não serve pra nada o EAR
Se vc é registrado em carteira já conta que vc é um profissional
Acho bom isso
E também deveriam começar a cobrar o toxicológico na CNH já na categoria A .B também
É muita REVOLTA. Tá dando NÔJO em visualizar o Google atualmente pq a maioria das divulgações e reportagens são pra falar sobre as novas maneiras que a MÁFIA E INDÚSTRIA DA MULTA DE TRÂNSITO cria pra tirar pontos nas CNHs e muito dinheiro dos sofridos motoristas. Vias Brasil afora infestadas de radares e demais equipamentos eletrônicos sem qualquer necessidade e somente para fins arrecadatório como se somente ELES fossem os certinhos, deixando milhões de famílias e MOTORISTAS VITIMADOS. Isto vai ter que ACABAR. CHEGA, BASTA de fazer os motoristas de TROUXAS. Manifestações terão que ser iniciadas, afim de chamar a atenção de TODOS.
Pra quem não tem ainda na carteira deveria valer até a renovação da próxima carteira, isso não se faz da noite pra o dia,leva tempo, tem que agendar para fazer os exames tudo isso leva tempo.
Na realidade não precisa ir para auto escola e não é obrigatório fazer exame médico, pelo próprio site do Detran você faz o agendamento do exame psicológico e depois do resultado pega a sua habilitação já com a sigla EAR , que isso nada passa de mais um recurso para se adquirir fundos para o governo
Mais uma forma de arrecadação forçada