Caminhoneiros flagrados sem EAR na CNH receberão multa gravíssima

Caminhoneiros, motoristas de ônibus, taxistas, motoboys e entregadores em geral, que usam seus veículos como fonte de renda, passa a ser obrigados a terem a inscrição EAR em suas Carteiras Nacionais de Habilitação.

A sigla EAR vem de Exerce Atividade Remunerada, e já era prevista em lei desde 2001, mas não existia uma penalidade para quem não tivesse a certificação.

Com a aprovação do novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro, passou a existir uma multa específica para quem for flagrado sem o EAR.

Quem for pego pelos agentes de trânsito enquanto trabalha com um veículo e não tiver o EAR irá receber uma multa de natureza gravíssima, com sete pontos na carteira e mais R$ 293,47.

A informação do EAR também passa a constar no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), e poderá ser consultada por todos os agentes de fiscalização de trânsito do país.

Como incluir o EAR na CNH

Motoristas profissionais que desejam incluir o EAR na CNH podem procurar autoescolas ou os Detrans, solicitando a inclusão da observação no documento.

Para poder obter a certificação, o motorista irá passar por exames psicológicos e de aptidão física, e terá que pagar taxas que podem chegar aos R$ 250,00.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

11 thoughts on “Caminhoneiros flagrados sem EAR na CNH receberão multa gravíssima

  • 18/01/2023 em 01:57
    Permalink

    Eu fui pra colocar esse EAR na carteira e tive q dar entrada no processo de renovacao da cnh,isso q falta um ano pra vencer minha cnh,nao tem como incluir so o EAR sem renovacao!

    Resposta
  • 15/01/2023 em 20:43
    Permalink

    Para quer serve aqueles exames todos para categoria D? Já deveria ser incluido o EAR!

    Resposta
  • 15/01/2023 em 12:56
    Permalink

    Será que chegaremos na licitude de poder trabalhar nesse país algum dia, iguais às policias PRF, estaduais, e agora os municipais tem para poder matar????

    Resposta
  • 15/01/2023 em 11:04
    Permalink

    Em mataria que circula.a muito tempo a sigla EAR existe, só que o motorista não quer pagar mais na hora de renovar, ou ter uma habilitação profissional, isso é o mesmo que um curriculum que a pessoa apresenta em uma empresa tentando uma vaga pra emprego. O mesmo pra quem quer trabalhar ganhando um troco, usando qualquer tipo de veículo automotor.

    Resposta
  • 15/01/2023 em 10:38
    Permalink

    Companheiros concordo já falado por vocês
    Realmente é o fim da picada
    Não temos que aceitar essa roubalheira

    Resposta
  • 15/01/2023 em 03:57
    Permalink

    Não serve pra nada o EAR
    Se vc é registrado em carteira já conta que vc é um profissional

    Resposta
  • 14/01/2023 em 22:19
    Permalink

    Acho bom isso
    E também deveriam começar a cobrar o toxicológico na CNH já na categoria A .B também

    Resposta
  • 14/01/2023 em 15:25
    Permalink

    É muita REVOLTA. Tá dando NÔJO em visualizar o Google atualmente pq a maioria das divulgações e reportagens são pra falar sobre as novas maneiras que a MÁFIA E INDÚSTRIA DA MULTA DE TRÂNSITO cria pra tirar pontos nas CNHs e muito dinheiro dos sofridos motoristas. Vias Brasil afora infestadas de radares e demais equipamentos eletrônicos sem qualquer necessidade e somente para fins arrecadatório como se somente ELES fossem os certinhos, deixando milhões de famílias e MOTORISTAS VITIMADOS. Isto vai ter que ACABAR. CHEGA, BASTA de fazer os motoristas de TROUXAS. Manifestações terão que ser iniciadas, afim de chamar a atenção de TODOS.

    Resposta
  • 14/01/2023 em 11:58
    Permalink

    Pra quem não tem ainda na carteira deveria valer até a renovação da próxima carteira, isso não se faz da noite pra o dia,leva tempo, tem que agendar para fazer os exames tudo isso leva tempo.

    Resposta
  • 14/01/2023 em 10:42
    Permalink

    Na realidade não precisa ir para auto escola e não é obrigatório fazer exame médico, pelo próprio site do Detran você faz o agendamento do exame psicológico e depois do resultado pega a sua habilitação já com a sigla EAR , que isso nada passa de mais um recurso para se adquirir fundos para o governo

    Resposta
  • 14/01/2023 em 07:24
    Permalink

    Mais uma forma de arrecadação forçada

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio