Empresa de celulose inicia operação com caminhão pesado 100% elétrico

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, começou a operar um caminhão totalmente elétrico para o transporte de celulose. De acordo com a empresa, o veículo pode ter Peso Bruto Total combinado superior a 40 toneladas, e se trata de uma iniciativa é inédita neste tipo de operação com veículos pesados.

A empresa espera reduzir as emissões de CO2 em 132 toneladas por ano com apenas um caminhão elétrico rodando.

O caminhão elétrico será utilizado para o transporte de celulose no trecho entre a fábrica, localizada em Lençóis Paulista e o Terminal Intermodal em Pederneiras, utilizando as rodovias Juliano Lorenzetti (LEP-060), Osni Mateus (SP-261) até a via de acesso municipal, em Pederneiras, em um trajeto de 40 quilômetros.

Dentro desse projeto piloto, a Bracell vai usar o caminhão para analisar a performance do motor elétrico em trechos de subida com carga, tempo e quantidades necessárias de carregamento e de manutenção, além dos ganhos econômicos e ambientais.

Alberto Pagano, head de Supply Chain da Bracell ressaltou que outro diferencial do veículo será o uso de energia renovável, produzida pela própria empresa para a recarga das baterias do caminhão.

“É um projeto piloto que reitera o compromisso da empresa com a sustentabilidade do negócio. O uso do veículo traz benefícios para o clima e também, para toda a comunidade”, afirmou.

Produzido na China, o caminhão um é CAMC HN4251 6X4 2021, operado no Brasil pela AIZ Machines, do grupo paranaense AIZ, que tem sede na cidade de São José dos Pinhais.

No site da fabricante chinesa, a autonomia média divulgada é de 170 quilômetros, com capacidade máxima de carga de 50 toneladas. A potência é de 360 kW (490 cv), e o tempo de recarga anunciado é de apenas 1 hora e meia.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal