Exército russo disfarça caminhões de combustível para evitar defesa ucraniana
Conflitos militares, como o que acontece há quase um ano na Ucrânia, são muito tristes. Milhares de soldados e civis sofrem duras consequências das batalhas, e a improvisação acaba fazendo parte da rotina, para que se possa sobreviver.
Entre os soldados, a improvisação é ainda mais rotineira, para evitar ofensivas do exército rival. E no caso da guerra que acontece na Ucrânia, isso tem sido relatado com muita frequência.
O exército russo tem perdido centenas de veículos militares, e está usando táticas criativas para tentar evitar os danos. Além de blindagem de madeira, já usada na cabine de caminhões no início do conflito, agora eles tentam camuflar os veículos tanque, que transportam combustíveis, como se fossem caminhões de carga normais.
A tática mais usada é fingir que os caminhões transportam madeira, revestindo toda a carroceria com pedaços de árvores como se fossem troncos, com a parte traseira mostrando os círculos cortados das árvores.
O problema é que os serviços de inteligência de ambos os lados tem trabalhado muito, e apesar das tentativas de camuflagem, as novidades duram pouco, e logo os caminhões disfarçados viram alvos.