Volvo cria FH com cores que destacam a aerodinâmica

A redução do consumo de combustível, principal custo do setor de transportes no mundo todo, é uma busca constante de todo transportador. E as montadoras tem investido pesado em tecnologias para aumentar a eficiência de seus caminhões.

É o caso da Volvo, que combina tecnologias como o novo trem de força I-Torque, com um motor equipado com o sistema Turbo Compound, e uma série de melhorias aerodinâmicas. Para destacar todas as tecnologias, os concessionários da Holanda estão recebendo unidades do FH Efficiency, um caminhão que traz o que há de mais avançado nessas tecnologias.

Todas as opções e funções que contribuem para a eficiência de combustível se reúnem no caminhão de demonstração Volvo FH Efficiency.

A resistência do ar, especialmente em velocidades acima de 50 km/h, tem um grande impacto no consumo de combustível de um caminhão. Na verdade, a resistência do ar pode ser responsável por até um terço da perda de combustível. Com as opções aerodinâmicas certas, é possível economizar até 10% de combustível.

O Volvo FH Efficiency está equipado com defletor de teto, para-lamas laterais, saias de chassi e defletor de para-choque, entre outras coisas.

Apenas a regulagem correta do defletor do teto pode reduzir o consumo em 6%, reduzindo a turbulência gerada entre a cabine do cavalo mecânico e o implemento.

A grade, faróis e as luzes de neblina também foram selados de forma ideal, além dos suportes dos espelhos ficarem mais refinados para reduzir a resistência do ar.

Para enfatizar esse foco na aerodinâmica, o caminhão de demonstração traz acabamento em um esquema de cores que remete às simulações de aerodinâmica realizadas em computador.

Por meio dessas cores, o caminhão mostra a influência da aerodinâmica, onde os sistemas de computador medem a pressão em vários pontos e a exibem várias cores e graduações.

“Para enfatizar a importância da boa eficiência e aerodinâmica, desenvolvemos um caminhão especial que indica onde a resistência do ar é maior e onde é possível economizar. Marcante e também com uma mensagem importante: para economizar combustível e também reduzir a pegada de CO2 , temos que analisar todas as opções. No momento não existe uma solução para tudo. O que queremos enfatizar é que grandes passos podem ser dados com ajustes aerodinâmicos mínimos. Portanto, convidamos todas as empresas de transporte a experimentar isso em nosso mais recente e colorido caminhão de demonstração”, diz Jan Schouten, diretor de vendas da Volvo Trucks Holanda.

O caminhão de demonstração também apresenta as atualizações mais recentes que também foram aplicadas à última versão do caminhão de longa distância da Volvo Trucks: o Volvo FH I-Save. Por exemplo, o Volvo FH Efficiency está equipado com o motor econômico Turbo Compound, a caixa de câmbio I-Shift atualizada e a nova solução de software I-Torque, que seleciona a marcha ideal em cada situação. O Volvo FH I-Save renovado permite uma economia de combustível de até 13%

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal