CaminhõesNotíciasNovidades

Montadora chinesa anuncia lançamento do cavalo mecânico mais leve do mundo

No setor de transportes, cada quilo importa. Quanto mais leve é o conjunto formado entre o cavalo mecânico e a carreta, maior a quantidade de carga que pode ser transportada. Por isso, montadoras do mundo inteiro investem na redução do peso de cada componente.

Mesmo assim, o peso médio de um cavalo mecânico 6×4 fica em 10 toneladas. Alguns quilos são reduzidos com cabine menores e menos conforto interno, mas isso não altera muito a média de peso.

Mas uma montadora chinesa, a Dongfeng Chenlong, conseguiu reduzir o peso do cavalo mecânico 6×4 em quase três toneladas. O caminhão é o Chenlong H5V AMT 6×4, que pesa apenas 7,38 toneladas, em ordem de marcha, ou seja, com os tanques cheios, pronto para viajar.

Esse modelo será produzido para o transporte de cargas com até 40 toneladas de PBTC. A cabine recebeu uma série de melhorias, especialmente na questão aerodinâmica, para reduzir o consumo, e o conforto para o motorista foi priorizado.

O motor é um Weichai WP10.5H460E62, que atende a Norma de emissões Euro 6, e conta com 6 cilindros em linha e 10,5 litros de cilindrada, oferecendo potência máxima de 460 cavalos, com torque de 2.100 Nm.

A caixa de câmbio é uma Fast Zhixing AMT F12, de 12 velocidades, automatizada, que garantem uma velocidade máxima de 88 quilômetros por hora. Os tanques de combustível, de alumínio, tem 800 litros de capacidade.

O peso reduzido do veículo se deve ao uso de materiais avançados, como aços especiais, mais leves e resistentes, e também ao uso de alumínio e chapas mais finas na construção da cabine.

O modelo traz uma série de tecnologias de auxílio ao motorista, como alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e frenagem de emergência.

Por dentro, os motoristas irão contar com uma cabine que oferece bancos em couro, volante multifuncional, partida por botão, controles de voz, e diversos outros recursos inteligentes.

A cama também é de bom tamanho, com 90 cm de largura e colchão de alta densidade. Também há vários porta objetos, e um inversor de 220 V, que oferece 2.000 W de potência para o uso de eletrodomésticos na cabine, como micro-ondas e cafeteira.

O preço do modelo não foi divulgado, e nem a data de início das vendas.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.