Caminhões MAN e Scania vão compartilhar motores, chassi e até cabine

Dentro de alguns anos, os caminhões produzidos pelas marcas do Grupo Traton vão compartilhar muitos componentes, de forma a reduzir custos de produção e agilizar o desenvolvimento de novas tecnologias.

Trata-se do Traton Modular System, onde uma mesma plataforma será usada para caminhões de todas as marcas.

O Grupo Traton é dono de Scania, MAN, Navistar (International) e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O primeiro passo já foi dado. Com o lançamento dos novos motores Super, da Scania, também foi desenvolvida a CBE, Common Base Engine, um motor de alta eficiência, que usa componentes de cada marca, mas onde a base é comum para todos.

Esse CBE já está sendo usado pela Navistar, nos novos caminhões International, e é chamada de S13, com várias potências. Até o ano que vem, os novos motores chegam à MAN, e por fim, em 2028, devem chegar aos Volkswagen.

Mas não para por aí. Futuramente, outros componentes, como caixas de câmbio, longarinas do chassi, eixos e mesmo as cabines serão compartilhadas.

Diferente dos outros componentes, que são idênticos, as cabines usarão apenas uma estrutura padrão, recebendo chapas diferentes em cada marca do grupo. Por isso, essa mesma cabine poderá ser usada em uma futura versão do Meteor ou de um caminhão Navistar, que, por padrão norte-americano, é bicudo.

Além disso, os caminhões vão continuar se diferenciando por interiores, acabamento e outros detalhes de construção, conhecidas de cada marca.

Toda essa sinergia entre as marcas do grupo deve acontecer até 2030, antes do fim do uso de motores diesel em caminhões na Europa, que deve acontecer em 2035.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Caminhões MAN e Scania vão compartilhar motores, chassi e até cabine

  • 24/03/2023 em 07:39
    Permalink

    O mercado automotivo caminha para o destino que seguiu a indústria aeroespacial. Até o início dias anos 50 existiam quase uma centena de fabricantes de aeronaves, hoje dá pra contar nos dedos das mãos.
    Acredito que em 50 anos menos de 10 grupos terão a propriedade de todas as marcas de veículos.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio