CaminhõesCuriosidadesDestaquesMontadorasNotíciasNovidades

Iveco T-Way ganha versão 10×4 na Europa

O Iveco T-Way é produzido na Europa há alguns anos, e recebe várias opções de chassi, sendo a mais pesada uma versão 8×4, muito usada para operações como basculante. Mas algumas empresas que gostam dos atributos do caminhão precisavam de mais capacidade de carga.

Por isso, a Iveco Holanda e a Veldhuizen Trucks trabalharam juntas para o desenvolvimento de uma versão 10×4 do bruto. Na oficina especializada na modificação de caminhões, o T-Way recebeu um novo eixo, instalado em posição central no chassi, com suspensão pneumática.

Esse eixo é elevável, e recebe um sistema direcional. Com isso, o caminhão tem três eixos direcionais e dois de tração. Totalmente carregado, o gigante tem peso bruto total de 49 toneladas. São 18.650 quilos de tara e 30,35 toneladas de capacidade de carga líquida.

Nessa versão, o motor é um FPT Cursor 13, de 510 cavalos de potência, que usa apenas a tecnologia SCR para cumprir a norma de emissões Euro 6.

A caixa de câmbio é uma ZF TraXon, de 16 velocidades, preparada para operações off-road.

Além da instalação do novo eixo, o caminhão recebeu diversas modificações em outros componentes, como nos tanques de combustível, escapamento e até mesmo na barra FUP, instalada sob o para-choque dianteiro, que evita que um veículo menor entre embaixo do caminhão em caso de colisão.

Outra vantagem do modelo é que ele pode ser produzido em versão com cabine curta, como nas imagens, ou com cabine leito, garantindo mais conforto nas operações.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.