Jovens de 17 anos poderão trabalhar como caminhoneiros na Europa
Uma mudança nas leis de direção de veículos aprovada pela Comissão da União Europeia passam a permitir que jovens com apenas 17 anos de idade possam dirigir caminhões em todo o continente.
Com a mudança, os jovens que tenham interesse em aprender a profissão poderão dirigir os veículos como motoristas profissionais, tendo ao lado um motorista experiente como instrutor.
A medida visa estimular os jovens a aderirem ao transporte rodoviário. Com as regras atuais, apenas após os 21 anos é que é possível obter a carteira de motorista profissional.
Como a maioria dos adolescentes finaliza a escola com 17 ou 18 anos, esse tempo desvia o interessa para outras profissões.
A União Europeia espera que a mudança possa remediar a a escassez de motoristas profissionais que ocorre em grande parte da Europa.
Atualmente, a IRU (International Road Transport Union), diz que a Europa precisaria de 600 mil motoristas profissionais para ter o transporte rodoviário de cargas e passageiros operando de forma plena, sem interrupções.
Até 2026, esse número pode crescer até 2 milhões de motoristas faltantes.
Os jovens também poderão obter a carteira de motorista para automóveis mais cedo. Com uma participação maior da juventude no trânsito, a União Europeia espera zerar os acidentes de trânsito com mortes até 2050 no continente.