CaminhõesCuriosidadesDestaquesMontadorasNotícias

MAN TGL convertido em cavalo mecânico chama a atenção na Holanda

O caminhão MAN TGL é um produto consagrado na Europa, aliando motores Euro 6 de 4,6 litros e a cabine do TGA. Essa cabine enorme deixa o caminhão com um visual diferenciado, e quase sempre ele é comercializado como um chassi rígido, em versão 4×2, para operação com baús.

Mas um em especial chama mais atenção do que os outros. É um TGL 8.220 convertido em cavalo mecânico, que foi vendido para a empresa ‘van A naar Peter’, da cidade holandesa de Heerenveen.

A empresa atua em operações de catering, fornecendo refeições para obras rodoviárias, canteiros de obras, eventos e empresas. Além disso, a empresa atua com emergências, fornecendo estrutura de alimentação em caso de desastres naturais, por exemplo.

Como as carretas operadas pela empresa, que contam com uma estrutura de cozinha completa, são de pequeno porte, era buscado um caminhão adequado. Modelos convencionais eram muito grandes, e modelos menores, como versões chassi cabine de vans eram muito leves.

Por isso, buscou-se a conversão de um TGL, ideia que surgiu após conversas com a concessionária MAN Wierda Bedrijfswagens.

O caminhão, equipado com a maior cabine disponível para o modelo, saiu de fábrica como um caminhão baú. Depois, foi convertido em cavalo mecânico pela Wierda Vehicle Technology.

O caminhão conta com suspensão pneumática, e tem uma distância entre eixos de 360 ​​cm, que revela-se extremamente fácil de manobrar.

O motor é um MAN D0834 Euro 6, de quatro cilindros, com 4,6 litros de cilindrada e 220 cavalos de potência. A caixa de câmbio é uma ZF AS Tronic automatizada.

Além disso, foi escolhido o sistema OptiView, que substitui os retrovisores por câmeras, combinado com uma exibição única das imagens em telas posicionadas dentro da cabine. Toda lateral do veículo é mostrada nos visores esquerdo e direito.

As diferentes imagens (espelho principal, grande angular e espelhos curvos) são combinadas em uma única imagem. As funções de zoom inteligentes ajudam a manter tudo à vista do motorista.

O MAN TGL modificado pela WVT está equipado com saias laterais que fecham todo o chassi e dão um ar elegante ao veículo. Esse é o primeiro caminhão do tipo comprado pela empresa, mas outros podem ser encomendados em breve, já que a operação tem trazido excelentes resultados.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “MAN TGL convertido em cavalo mecânico chama a atenção na Holanda

  • Enquanto no Brasil os 3/4 são uma vergonha de tão apertado

Fechado para comentários.

%d