Desenvolvedora de caminhões autônomos está em processo de falência nos EUA
A Embark Trucks, uma das mais promissoras empresas de desenvolvimento de caminhões autônomos, que podem operar sem um motorista humano dentro da cabine, anunciou na semana passada que dificuldades financeiras ameaçam o encerramento das operações.
A empresa enviou um documento à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, afirmando que está demitindo 70% da força de trabalho e fechando dois escritórios, em Houston e no sul da Califórnia.
De acordo com a empresa, também é procurada uma empresa para aquisição integral do negócio. Se isso não acontecer, toda a operação foi encerrada.
A Embark foi a primeira empresa de caminhões autônomos a transportar cargas através dos Estados Unidos sob controle de tecnologia 100% autônoma.
A empresa irá gastar entre US$ 7 milhões e US$ 11 milhões para pagar rescisões trabalhistas e outros custos relacionados a funcionários.
A Embark foi fundada pelos empresários Alex Rodrigues e Brandon Moak em 2016.. A Embark completou uma viagem através dos EUA em um caminhão autônomo com um motorista de segurança a bordo em 2018, sendo o primeiro teste bem sucedido realizado entre um número enorme de startups de caminhões autônomos.
A empresa já tem alguns caminhões autônomos em testes em operações reais. Em dezembro do ano passado, um Kenworth T680 com o software autônomo Embark Driver foi entregue para a Knight-Swift.