Randon investe para ampliar produção de carrocerias sobre chassi
A Randon está ampliando sua capacidade produtiva, visando o mercado de carrocerias sobre chassis. A inauguração as operações de montagem final desse tipo de veículo em Paulínia-SP, no segundo semestre do ano passado, foi o movimento mais recente da montadora para atender ao mercado, que ultrapassou 70 mil unidades em 2022, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).
A linha de São Paulo se integra à unidade industrial dedicada exclusivamente à fabricação e montagem de linhas de produtos sobre chassi, inaugurada na cidade de Messias-AL em 2021.
Conforme o Diretor-Superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin, a abertura da unidade de montagem em Paulínia, com esforços de otimização logística para receber a produção de Alagoas, acelera a oferta ao Sudeste, principal região compradora do país.
“O tamanho do mercado de carrocerias Sobre Chassi no Brasil se assemelha ao de semirreboques, e observamos o grande potencial de retomada desse negócio no país. As operações em Paulínia e em Messias são estratégicas para esse movimento. Estamos otimistas com a perspectiva de crescimento desse volume para 2023 e para os próximos anos”, destaca.
A montagem final e acoplamento no caminhão ocorre tanto em Paulínia como em outros pontos da Rede de Distribuidores Randon pelo país. Parcerias estratégicas, com empresas especializadas em operações dessa natureza, viabilizaram as operações.
Atualmente, o portfólio da Randon atende a cerca de 70% do mercado nacional de Sobre Chassis. O principal produto é a Carroceria Furgão Carga Geral. Em 2022, teve início a fabricação de Carrocerias Frigoríficas e Carrocerias Basculantes. A companhia fabrica, ainda, Carrocerias de Bebidas e Carrocerias Carga-Seca.