Scania e Volvo começam a vender caminhões elétricos na África
Transportadores de cargas da África passam a contar com alguns dos caminhões mais avançados do mundo, movidos com eletricidade, o que praticamente zera as emissões de poluentes.
Scania e Volvo anunciaram as primeiras vendas no continente, para empresas da África do Sul e Marrocos.
Scania
A Scania anunciou a venda do primeiro caminhão 25P, totalmente elétrico, para a empresa Shoprite Group, da África do Sul.
O caminhão conta com uma carroceria refrigerada, que permite o transporte de 16 paletes de carga.
De acordo com a Scania, as baterias de 300 kWh garantem uma autonomia de 350 quilômetros, em um motor elétrico de 230 kWh, o que equivale a 312 cavalos de potência.
Diariamente, o caminhão vai rodar cerca de 250 km, realizando entregas urbanas.
Para ampliar a autonomia, o caminhão conta com painéis solares instalados no teto do baú. A Shoprite Group também realizou a instalação de um carregador abastecido com energia renovável, produzida por paineis solares.
Volvo
Já a Volvo anunciou o início da operação de um FE Electric em Marrocos, que será usado para coleta de lixo na cidade de Rabat.
O caminhão que tem emissão de poluentes zero é produzido em série, e será usado para coleta de lixo pela empresa Arma.
Ao substituir o caminhão atual, um Volvo FE a diesel, por um Volvo FE elétrico em uma rota típica, aproximadamente 30 toneladas de CO2 deixam de ser emitidas a cada ano.
O caminhão Volvo FE Electric é um dos seis modelos de caminhões Volvo totalmente elétricos. A Volvo Trucks tem atualmente a mais ampla linha de caminhões elétricos disponíveis para transportes comerciais.
A meta global da empresa é que, em 2030, 50% de todos os novos caminhões vendidos sejam elétricos.