Fotos mostram instalação de um dos mais curiosos outdoors para caminhoneiros
Com milhares de caminhões rodando por cada quilômetros de estrada todos os meses, chamar a atenção dos caminhoneiros com anúncios convencionais não é muito eficiente.
Por isso, investir bem o dinheiro da publicidade pode trazer muito retorno para a empresa, e nem sempre esse investimento é feito de forma normal.
Quando se fala da empresa Wilkins Oklahoma Truck Supply, pode-se dizer que a publicidade é feita de ponta cabeça. Isso porque, há mais de 35 anos, um Kenworth K100 está lá, estacionado na vertical.
O local é uma loja de peças e acessórios para caminhões, e também realiza reparos e consertos completos, ficando na cidade de Tonkawa, no estado norte-americano de Oklahoma.
A empresa foi fundada por um ex-caminhoneiro, Clint Wilkins, que tinha mais de 25 anos de estrada. Usando publicidade tradicional, com outdoors e faixas nas rodovias próximas, tinham um custo de US$ 22 mil por ano.
Por isso, o caminhoneiro empreendedor teve uma excelente ideia: Usar um caminhão como outdoor, zerando os custos com publicidade em outros locais e chamando a atenção até mesmo de turistas.
No ano de 1987, ele comprou um Kenworth K100 fabricado em 1972, que já estava aposentado das estradas, e criou um outdoor totalmente diferenciado, com a instalação na vertical.
Kyla Wilkins Grose, neta do fundador da empresa, publicou algumas fotos da instalação do caminhão no local onde está até hoje.
Foi construída uma base de concreto, e o caminhão recebeu uma série de reforços em sua estrutura para permanecer em pé por muitos anos.
Três tubos de aço foram fixados por dentro do baú da carreta, e se estendem até a cabine, onde foi instalada uma placa de 1,20×1,80 metro, com 5 centímetros de espessura.
Para erguer o caminhão, Hugh Emmett, pai do fundador da empresa, Cliff Wilkins, o avô de Kyla, e o pai dela Brett Wilkins, contrataram os serviços de um guindaste, operado por Ted Wilkerson, de Ponca City, que custou apenas US$ 300.
Em poucas horas, a estrutura estava de pé. Mas o serviço de criação do caminhão, pintura e reforços estruturais demoraram mais de um mês.
Ao longo dos anos, o caminhão enfrentou sol, chuva, neve, e até mesmo um tornado, que passou bem próximo da estrutura, com ventos de mais de 160 quilômetros por hora. O caminhão nem se moveu.
A estrutura, muito chamativa, tem 15 metros de altura, e pode ser vista pelo Google Maps, no link https://www.google.com/maps/@36.652878.